A fila do desemprego só cresce. E o desafio não é só abrir vagas no mercado de trabalho, mas também encontrar profissionais qualificados para preenchê-las. A raiz do problema está nas deficiências do sistema educacional. Houve avanços ao longo do tempo, mas o passado deixou muito a desejar, o que acabou afastando muitos da sala de aula e do aprendizado em si. As consequências chegam quando é hora de buscar emprego ou até manter a vaga já ocupada.
O mercado pede cada vez mais multifuncionalidade, proatividade, especializações, comunicação efetiva, conhecimentos gerais… difícil reunir tantas qualificações. Mas como, pelo menos, equacionar o problema? Um dos caminhos é o engajamento do poder público. Em Sobral, na região Norte do Ceará, um projeto de nome sugestivo – Nova Chance – está oferecendo 200 vagas para cursos gratuitos, na sede e nos distritos.
A iniciativa da Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), oferece 10 cursos de formações, qualificação e gestão profissional de carreira, em parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Há cursos na área da saúde, como o de cuidador de idosos. Na área gastronômica, destaque para doces e salgados para festas. Na área de serviços de beleza, tem o curso básico em maquiagem social. Há também formação para instalações elétricas e montador de sistemas fotovoltaicos, entre outros.
A diversidade amplia as possibilidades de adesão, já que há mais possibilidade de desenvolver aptidões que os futuros alunos já tenham. As inscrições seguem até o próximo dia 19.