Voltar ao topo

11 de novembro de 2024

Candidatura de Evandro Leitão a prefeito de Fortaleza está se tornando realidade

É evidente que toda mobilização no momento faz parte do cenário de um partido
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão. Foto: Beatriz Boblitz/Arquivo

Compartilhar:

O presidente do PT de Fortaleza, deputado Guilherme Sampaio, tem tratado o tema sucessão em Fortaleza com muito cuidado. A pauta é explosiva no partido na atual conjuntura política. Os pré-candidatos acham que vencem fácil a eleição na capital, mas não é bem assim.

É evidente que toda mobilização no momento faz parte do cenário de um partido, com o presidente da República, o ministro da Educação e o governador do Ceará. Lula, Camilo e Elmano querem vencer em Fortaleza e, para realizar um bom processo e sair vencedor, é preciso montar uma ampla aliança e o PT terá que buscar um nome, dentro ou fora do partido, que una a todos para não obter um resultado negativo. A decisão do deputado Evandro Leitão de abrir diálogo com dirigentes de partidos é a sinalização clara de uma costura proativa para buscar sucesso eleitoral nos parâmetros colocados pelo dirigente do PT, Guilherme Sampaio: “Vamos fortalecer a federação de partidos e ampliar a aliança”.

O ministro Camilo Santana, o governador Elmano e o senador Cid Gomes pretendem apoiar um só nome em Fortaleza e cidades do interior para afinar o projeto, mantendo o controle sobre a maioria dos municípios. No caso de Fortaleza, Evandro Leitão é a única liderança capaz de unir 15 partidos em um apoio jamais visto na história recente da Capital. Se Evandro Leitão viabilizar a ampla aliança, terá maior tempo de rádio e TV, maior capacidade de estender militância aos bairros, mobilização, engajamento e, o mais importante, um palanque forte com todos os segmentos da sociedade representados.

PRIMEIRA REUNIÃO DAS OPOSIÇÕES DEFINIU FORMAÇÃO DE UM BLOCO NA ALECE

Dois deputados do União Brasil, quatro do PL e três do PDT reuniram-se para fazer oposição ao governo Elmano e ao governo Lula na Assembleia do Ceará. “Somos poucos, mas com inteligência estamos obstruindo, promovendo um bom debate e forçando o governo a cumprir promessas”, disse um dos líderes da ideia, Felipe Mota, que afirmou ter sido “a sessão plenária que durou 10 horas o primeiro ato”.

ELMANO VAI INAUGURAR HOSPITAL DA UECE NO ANO ELEITORAL

O gigante da saúde, como batizaram o Hospital Universitário da UECE, será entregue em 2024. A ordem partiu do governador Elmano de Freitas. A bancada federal irá liberar recursos das emendas de bancada para concluir e equipar o hospital. A manutenção será feita em parceria com o MEC e Ministério da Saúde. São 670 leitos, além de UTIs. O governador instalou câmeras no canteiro de obras para acompanhar o passo a passo do andamento para conclusão dos trabalhos.

NOVO PRESIDENTE DO TCE FALA EM “CARIDADE” NA POLÍTICA

O presidente eleito do TCE, Rholden Queiroz, foi cirúrgico na sua declaração após chegar à presidência do Tribunal, mais importante na fiscalização do Estado e municípios. “Me lembro de frase do Papa Pio XI, de que ‘a política é a mais alta forma de caridade’. A política como arte de articular interesses em prol do bem comum, com boas políticas públicas, para o serviço chegar ao cidadão corretamente. Tenho certeza de que não estarei só; conto com todos e estarei aberto para ouvir e tentar acertar”, declarou. Rholden ajudará o Estado e os municípios no combate ao analfabetismo e à fome, além de fiscalizar atentamente.

CODESSUL É DESTAQUE NACIONAL

O Consórcio de Desenvolvimento da Região do Sertão Central Sul, CODESSUL, é exemplo para o país em eficiência na abrangência de serviços. O prefeito de Piquet Carneiro, Bismarck Bezerra, estará hoje, 17/11, em Florianópolis representando a entidade no II° Simpósio Consórcios Intermunicipais de Saúde. O CODESSUL promove ações que integram e desenvolvem a região, com o êxito em todos seus municípios indo além dos resíduos sólidos.

EM PRÉ-CAMPANHA

Evandro Leitão passou a manhã desta quinta-feira (16) na Expoece. Almoçou com produtores. O presidente da Assembleia estava cercado de apoiadores. Deputados estaduais e vereadores de Fortaleza caminharam ao seu lado pelo Parque de Exposições.

VEREADORES A BORDO

Um grupo de vereadores de Fortaleza faltou ao trabalho e esticou o feriado de 15 de novembro sem o conhecimento da presidência da Câmara. Os vereadores estão em um navio onde os shows são dos cantores Leonardo e Wesley Safadão. Eles pagaram suas passagens. A bordo estão vereadores do PDT e um assessor do Abolição.

“UM MINISTRO SEM MEDO”, dIZ FLÁVIO DINO SOBRE ATAQUES DA OPOSIÇÃO

O ministro Flavio Dino veio ao Ceará referendar a parceria com o governo Elmano de Freitas. O ministro disse que Elmano tem “crédito sem limite”, no seu ministério e no governo Lula. Além de recursos para a área de segurança e um IML para a Ibiapaba, o ministro atacou a onda de fortalecimento das facções, “temos que atuar com a inteligência para combater o crime organizado e as facções” , disse abrindo o debate. Flávio Dino está sob ataque dos bolsonaristas e pode deixar a fila de preferidos do presidente Lula para ocupar o lugar de Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal.

O ministro ganhou de presente da senadora Augusta Brito uma imagem de São Benedito. “É gratidão e proteção”, disse a senadora ao entregar a imagem.

[ Mais notícias ]