O ministro da Imigração do Canadá, Sean Fraser, anunciou que o país tem o plano de receber cerca de 1,4 milhão de imigrantes nos próximos três anos. Para isso, são esperados até 465 mil residentes permanentes em 2023, outros 485 mil em 2024 e até 500 mil em 2025.
A expectativa é aumentar a força de trabalho no país que tem dezenas de milhares de vagas de trabalho disponíveis.
“O plano de imigração ajudará as empresas a encontrar os trabalhadores que precisam”, disse o ministro. Segundo informações da Folha de S. Paulo, as vagas de emprego foram criadas após o auge da pandemia de Covid-19 e ainda não foram preenchidas.
O principal problema é a falta de qualificação profissional ou a falta desses profissionais nas áreas onde há a demanda. Além disso, os cidadãos canadenses estão se aposentando e deixando um vácuo no mercado.
A proposta também visa incorporar mais refugiados que precisam de assistência governamental.
O governo canadense aponta que todos os setores da economia sofrem com a falta de mão de obra qualificada. Contudo, os números apontam para maior demanda nos serviços médicos. Além disso, seguem na lista os ramos da construção civil, indústria da transformação, hotelaria, turismo e restaurantes.