Voltar ao topo

18 de abril de 2025

Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas em Sobral recebe 21 grupos cearenses

Beneficiando mais de 140 quadrilhas, os investimentos para o Ceará Junino totalizam R$ 5.077.500,00 do Fundo Estadual da Cultura, buscando apoiar 21 festas regionais em todas as macroregiões do Estado, além do Campeonato Estadual.
Reprodução/ Governo do Estado

Compartilhar:

O Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas inicia nesta quinta-feira (25), com programação até domingo (28), na Arena Aeroporto, em Sobral. O evento, promovido pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), conta com a apresentação das 21 quadrilhas vencedoras das etapas do Festejo Ceará, que competirão na disputa pela definição das três melhores quadrilhas de 2024. As quadrilhas participantes representam 16 municípios cearenses. Entre eles, Fortaleza, Parambu, Itapipoca, Quixeramobim, Croatá, Itapiúna, Ipú, Milagres, Itatira, Crateús, Cascavel, Pacajus, Quixeré, Iguatu, Juazeiro do Norte e Jaguaruana.

“O Campeonato Estadual é aguardado com grande expectativa pelos quadrilheiros do Ceará. É certeza que teremos espetáculos de música e dança que vão encantar o público, com coreografias tradicionais e figurinos ousados e coloridos”, disse Jéssica Ohara, da Secretaria de Cultura do Ceará.

O evento traz espaços temáticos com cenografia, além das arquibancadas e um quadrilhódromo, por onde desfilarão as 21 quadrilhas em destaque neste ano. No espaço Mestre da Tradição-Mestre Panteca, o público terá acesso às rodas de conversas com mestras e mestres da cultura. Reunindo as riquezas do artesanato e da culinária junina, também haverá a Feira de Artesanato e o Mercado da Roça. O palco Vitrola Junina- Rapaz Latino-Americano receberá programação artística e musical.

Neste ano, o campeonato prestará homenagem a cinco personalidades da cultura de Sobral: o jornalista Gilmar de Carvalho, o pintor Raimundo Cela, o cantor Belchior, a mestra da cultura conhecida como Mestra Rita e o pintor Zenor Barreto. 

SEMINÁRIO

Sobral também receberá, a partir desta sexta (26), o seminário “O Ceará é todo Junino: diversidade no grande São João Cearense”. Na ocasião, serão realizados debates e reflexões sobre a riqueza do São João cearense em equipamentos como a Casa da Cultura, Cine Faulb Rangel e a Galeria Amarela. A programação inicia com representantes do São João de Maracanaú, do Festival de Quadrilhas Uruoca. Também haverá a exibição do documentário “Mestras das Tradições Junina”. 

No sábado (27), o debate será sobre “Patrimônio Cultural e Políticas Públicas no São João do Ceará” e a Festa do Pau da Bandeira de Barbalha, com Profa. Dra Sandra Nancy (URCA), Eliza Gunther (curadora do CJ24), Emmanuel Bastos (COPAM Secult Ceará) e mediação do historiador Aterlane Martins (curador do CJ24), além da exibição do documentário “As Histórias dos Antônios que não são santos”. No domingo (28), o evento encerra com a roda de conversa “O São João e as Quadrilhas Juninas de Sobral”, com a participação de grupos como Estrela do Luar, Flor do Campo, Luar do Sertão e Pisa na Fulô, com a mediação do mestre Raimundo Claudino.

INVESTIMENTOS

O Governo do Ceará investiu no aumento de verba para o Ceará Junino deste ano, totalizando R$ 5.077.500,00 do Fundo Estadual da Cultura, visando apoiar 21 festas regionais em todas as macroregiões do Estado, além do Campeonato Estadual. O suporte financeiro beneficia mais de 140 quadrilhas, que realizam mais de 250 apresentações entre junho e julho, além de impactar a economia dos municípios por onde os festejos aconteceram.

[ Mais notícias ]