Jogos que ocorrem são os de volta das Semifinais do Estadual, iniciadas na semana passada
David Mota
Especial para OPINIÃO CE
david.mota@opiniaoce.com.br
As Semifinais do Campeonato Cearense 2022 serão decididas neste sábado, 12, com os dois jogos de volta sendo realizados no mesmo dia. Às 16 horas, no estádio Morenão, o Iguatu recebe o Caucaia, enquanto às 17h45, na Arena Castelão, Fortaleza e Ferroviário se enfrentam.
Iguatu e Caucaia voltam a se encontrar seis dias depois do jogo de ida, onde a Raposa Metropolitana fez valer o mando de campo e derrotou o Azulão do Centro do Sul por 2 a 0, no estádio Ronaldão.
Uma coisa é certa: a classificação para a final será inédita para qualquer uma das equipes. O Iguatu, para conseguir o feito, terá que quebrar um tabu. Este será o quarto encontro entre as equipes no ano, onde o Caucaia venceu duas vezes e o outro confronto terminou empatado. Para os mandantes, o feito pode ser difícil, mas não impossível.
Após eliminar o Ceará, no mesmo estádio Morenão, a torcida do Azulão da Serra acredita que é possível continuar a escrever a história. Nos últimos quatro jogos em casa, o Iguatu venceu três e empatou um. Porém, a derrota antes desta sequência foi para o próprio Caucaia, por 2 a 1, em Iguatu, em jogo válido pela Primeira Fase do Cearense. Já a torcida da Raposa se apega nos números favoráveis.
Além de não ter perdido para o rival do fim de semana nos últimos três confrontos, o Caucaia não sabe o que é perder desde o final do ano passado, mais precisamente no dia 28 de novembro de 2021, quando foi derrotado por 1 a 0 pelo Icasa, em jogo da Copa Fares Lopes.
A última vez em que o Caucaia perdeu por mais de um gol de diferença, resultado que o Iguatu precisa fazer, no mínimo, para levar a decisão para a disputa de pênaltis, foi ainda na Série D do Campeonato Brasileiro 2021, onde perdeu por 5 a 0 para o Campinense na última rodada da competição.
O provável Iguatu, do técnico Washington Luiz, deve ir a campo com: Léo; Ray, Uesles, Marcondi e Elivelton; Dodó, Bruno Ocara, Bruno Menezes e Patuta; Romário e Davi. O provável Caucaia, do treinador Roberto Carlos, deve entrar em campo com: Célio; Matheus Matos, Ceará, Alexandre e Tulio; Wilker, Roni, Goiaba e Guto; Jayson Neymar e Iury Tanque.
CLÁSSICO DAS CORES
No duelo que ocorre mais tarde, Fortaleza e Ferroviário voltam a se enfrentar em mais um Clássico das Cores. No confronto da ida, o Leão venceu o Tubarão por 1 a 0 e joga pelo empate para chegar em mais uma final, enquanto o Ferrão vai ter que vencer por um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis ou por dois ou mais para conseguir a classificação no tempo normal.
O torcedor do Fortaleza se apega no fato de que a equipe ainda está invicta na temporada, já são 10 jogos no ano, com seis vitórias e quatro empates. Já no Campeonato Cearense, o Leão tem 100% de aproveitamento, com três vitórias em três partidas disputadas, além de ainda não ter sofrido gols na competição.
Já o torcedor Coral relembra com carinho a última vez que as equipes se enfrentaram em mata-mata no Campeonato Cearense, quando o Ferroviário eliminou o Fortaleza na mesma fase Semifinal, no ano de 2017, e se classificou para a final da competição, feito que quer repetir neste final de semana.
O provável Fortaleza, do técnico Juan Pablo Vojvoda, deve ir a campo com: Max Walef; Landazuri, Benevenuto e Titi; Jussa, Ronald, Yago Pikachu, Lucas Crispim e Lucas Lima; Moisés e Romero (Robson). O provável Ferroviário, do treinador Paulinho Kobayashi, deve entrar em campo com: Jonathan; Marquinho Carioca, Vitão, André Baumer e Alemão; Éder Lima, Dudu, Mauri e Breno; Wandson e Edson Cariús.