Voltar ao topo

18 de setembro de 2024

Campeonato Cearense tem início neste fim de semana; veja os jogos

Edição de 2023 do Campeonato Cearense tem início neste sábado, em partida entre Fortaleza e Iguatu no Estádio Presidente Vargas, às 16h
Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC

Compartilhar:

A edição de 2023 do Campeonato Cearense tem início neste sábado, 14, em partida entre Fortaleza e Iguatu no Estádio Presidente Vargas, às 16h. No mesmo dia, Maracanã e Caucaia jogam às 18h30 no estádio Ronaldão, em Pacajus, às 18h30. O restante dos jogos será disputado no domingo, 15, com destaque para a estreia do Ceará diante do Guarani de Juazeiro, às 17h, na Arena Romeirão, em Juazeiro do Norte.

Os clubes jogam, neste final de semana, a primeira rodada da 1ª Fase do torneio, que é dividido em dois grupos (A e B), com cinco equipes cada, que se enfrentam entre grupos – os times do A jogam contra os times do B. Os três melhores de cada grupo se classificam para a fase mata-mata da competição. Os dois primeiros colocados entram direto nas semifinais, enquanto os outros classificados disputam antes as quartas de final.

Os jogos nesta fase são de ida e volta. As datas dos dois jogos da final do Campeonato estão marcadas para os dias 2 e 9 de abril. Já os clubes que não conseguiram se classificar (consequentemente terminaram em 4º e 5º lugar), disputarão um quadrangular para definir quem serão os dois rebaixados para a Série B do Cearense 2024.

PRINCIPAIS TIMES

Fortaleza
Atual tetracampeão, o Leão do Pici busca um feito inédito na sua história: o pentacampeonato. O Tricolor jamais conseguiu o feito de conquistar cinco títulos estaduais seguidos, e em 2023 tem a chance de realizar. Com 45 títulos cearenses, o Fortaleza também ultrapassaria o maior rival, Ceará, e chegaria aos 46, tornando-se o maior campeão do Estado de forma isolada. O Leão é a única equipe cearense na Série A do Brasileirão, o que torna o clube ainda mais favorito ao título.

O time de Juan Pablo Vojvoda estreia neste próximo sábado diante do Iguatu com promessa de PV lotado e podendo ter também caras novas no time. Os reforços João Ricardo e Bruno Pacheco, que vieram do Ceará, estão regularizados e podem estrear com a camisa tricolor.

Ceará
O Vovô quer voltar a levantar a taça do Campeonato Cearense, o que não ocorre desde 2018. Agora com um orçamento menor, em função do rebaixamento para a Série B, o time alvinegro tem a dura missão de evitar um possível penta do maior rival e voltar a ser o clube com mais títulos estaduais do Estado. O time do treinador Gustavo Morinigo estreia no domingo diante do Guarani de Juazeiro com uma equipe bem diferente da que terminou o ano passado. Grande parte dos jogadores titulares ou que entravam constantemente saíram do clube, como João Ricardo, Nino Paraíba, Messias, Bruno Pacheco, Victor Luis, Fernando Sobral, Richard Coelho, Mendoza, Lima e Zé Roberto.

Ferroviário
O Tubarão estreia no Campeonato Cearense apenas na segunda-feira (16), diante do Barbalha, no PV. O time comandado por Paulinho Kobayashi começa a temporada de 2023 em alta, após eliminar o ASA e o Confiança na fase preliminar da Copa do Nordeste e conquistar a classificação para a fase de grupos, o que irá render R$ 1,9 milhão aos cofres do clube.

Caucaia
O atual vice-campeão Caucaia estreia também amanhã, diante da equipe do Maracanã. A Raposa chega como uma sombra aos grandes do Estado, após fazer grande campanha no Cearense 2022.

GRUPOS A E B
Grupo A: Atlético Cearense, Barbalha, Caucaia, Ceará e Iguatu.
Grupo B: Ferroviário, Fortaleza, Guarani de Juazeiro, Maracanã e Pacajus.

[ Mais notícias ]