Voltar ao topo

13 de julho de 2024

Campeonato Brasileiro tem Leão e Vovô em campo neste sábado

Compartilhar:

Apesar dos bons resultados conquistados internacionalmente, os cearenses precisam começar a reverter a situação, que já está se complicando, no campeonato nacional

David Mota
ESPECIAL para OPINIÃO CE
david.mota@opiniaoce.com.br

Moisés foi destaque na classificação tricolor no meio de semana e deverá ser titular na partida deste sábado, 28 (Foto: Márcio Persivo/Fortaleza EC)

Depois de terem vencido os seus confrontos e confirmarem classificação para o mata-mata das competições internacionais, Fortaleza e Ceará viram a chave buscando se recuperar no Brasileirão, onde ocupam as últimas posições. O Vovô visita o São Paulo, às 19 horas, no Morumbi, enquanto o Leão recebe o Juventude, às 20h30, na Arena Castelão. As duas partidas acontecem neste sábado, 28.

Apesar dos bons resultados conquistados internacionalmente, os cearenses precisam começar a reverter a situação, que já está se complicando, no campeonato nacional. O Ceará é o 19º colocado, com 5 pontos conquistados, em 6 partidas disputadas, tendo vencido um jogo, empatado dois e perdido os outros três. Já o Fortaleza é o lanterna da competição, com apenas 1 ponto conquistado, em também 6 jogos, somando apenas um empate e cinco derrotas, sendo a única equipe que ainda não venceu.

O Vovô soma cinco partidas sem saber o que é derrota, por diferentes competições. Sendo uma vitória pela Copa do Brasil, duas pela Copa Sulamericana e dois empates pelo Campeonato Brasileiro. Mas se tratando só da maior competição nacional, os números são completamente opostos, já são cinco jogos sem vitórias. Depois da vitória na primeira rodada contra o Palmeiras, o Alvinegro foi derrotado por Botafogo, Red Bull Bragantino, Athletico/PR e empatou com Flamengo e Santos.

Porém, a missão de voltar a vencer não vai ser nada fácil, já que o adversário desta rodada, o São Paulo, não perde há 11 jogos. Se olharmos apenas os jogos como mandante, são 12 partidas sem perder, e mais, são 12 vitórias consecutivas. No Brasileirão desta edição, foram três partidas como mandante e três vitórias, contra Athletico/PR, Santos e Cuiabá.

Sem tempo a perder na busca da recuperação no campeonato, o Ceará deve utilizar força máxima, mesmo tendo o Clássico-Rei na próxima quarta, 1º, em jogo atrasado, válido pela 3ª rodada. O São Paulo, que volta a entrar em campo só no próximo fim de semana, também deve utilizar o melhor que tem à sua disposição.

Assim, o provável São Paulo, do técnico Rogério Ceni, a entrar em campo deve ser o seguinte: Jandrei; Rafinha, Arboleda, Diego Costa (Léo Pelé) e Reinaldo; Rodrigo Nestor, Pablo Maia, Igor Gomes e Patrick; Luciano e Calleri.
Já o provável Ceará, do treinador Dorival Júnior, deve entrar em campo com a seguinte escalação: João Ricardo; Nino Paraíba, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Richardson, Rodrigo Lindoso e Richard Coelho; Lima, Mendoza e Vina.

Fortaleza quer repetir feito da Libertadores amanhã no Brasileirão
Jogando em casa, o Leão quer aproveitar o apoio da torcida para vencer pela primeira vez na competição. Mesmo em caso de vitória, o Tricolor não conseguirá sair da lanterna, mas já mudará bastante o ânimo pelos lados do Pici. O adversário também não vive boa fase e ocupa a 18ª posição, com 6 pontos conquistados, em 7 partidas disputadas, uma a mais que a equipe cearense, que ainda disputa o Clássico-Rei, adiado da 3ª rodada.

Em caso de vitória nos dois confrontos, o Fortaleza ultrapassa os gaúchos. Na última vez em que as equipes se enfrentaram, os cearenses venceram por 1 a 0, na Arena Castelão, em jogo que ficou marcado por classificar o Fortaleza para a Libertadores deste ano. Com o foco total no Campeonato Brasileiro, o Tricolor utilizará o que tem de melhor no confronto, apenas o meia Matheus Vargas não está à disposição, lesionado, e o volante Hércules é dúvida.

O Juventude não disputa outra competição além do Brasileirão, e também irá com o melhor que tem, o meia Óscar Ruiz é dúvida, por conta de desgaste físico, enquanto Marlon e Capixaba ainda não se recuperaram de lesão e não viajaram para o duelo, além de Jadson, que está suspenso por acúmulo de cartões amarelos.

Assim, o provável Fortaleza, do técnico Juan Pablo Vojvoda, a entrar em campo, deve ser o seguinte: Marcelo Boeck; Tinga, Benevenuto e Titi; Felipe, Zé Welison (Hércules), Yago Pikachu, Lucas Crispim e Lucas Lima; Moisés e Silvio Romero. Já o provável Juventude, do treinador Eduardo Baptista, deve ir a campo com a seguinte escalação: César; Rômulo, Vitor Mendes, Paulo Miranda e William Matheus; Jean Irmer, Yuri e Chico; Paulinho Moccelin, Óscar Ruiz (Guilherme Parede) e Isidro Pitta.

[ Mais notícias ]