O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou, nesta quarta-feira (8), a criação da campanha “Força Solidária Rio Grande do Sul”, que está voltada para o recebimento e o envio de doações para ajudar a população gaúcha, que passa por dificuldades devido às enchentes. Os cearenses podem entregar os materiais em Fortaleza e em outros 18 municípios do Interior. Os mantimentos considerados prioritários são: água potável, alimentos não perecíveis e enlatados, kits de higiene pessoal e de cama, mesa e banho.
Em Fortaleza, as doações são feitas no Batalhão do Corpo de Bombeiros – Rua Oto de Alencar, 215, no bairro Jacarecanga e no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) – Av. Aguanambi, S/N, no bairro Aeroporto. Além disso, o material pode ser recebido em quartéis do Corpo de Bombeiros de 18 municípios cearenses: Maracanaú, Horizonte, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Aracati, Sobral, Canindé, Itapipoca, Ipueiras, Iguatu, Crateús, Tauá, Juazeiro do Norte, Crato, Quixadá, Quixeramobim, Limoeiro do Norte e Baturité.
O governador destacou a importância da ajuda da população cearense em um momento tão complicado na região Sul do País. “Conto com a solidariedade de todos. É hora de nos unirmos para ajudar os nossos irmãos gaúchos. O envio desses mantimentos é de fundamental importância para superar esses problemas. Doe o que você puder”, disse Elmano, durante transmissão ao vivo nas redes sociais. As companhias aéreas Latam, Gol e Azul serão as responsáveis por levar as doações do Ceará para o Rio Grande do Sul. Além disso, o Governo enviará 66 toneladas de alimentos, 10 mil litros de água potável, além da equipe e do helicóptero da Ciopaer/SSPDS para auxiliar no resgaste das vítimas, junto da equipe dos Bombeiros, contando com 12 profissionais, dois cães, barcos e viaturas.