Voltar ao topo

4 de outubro de 2024

Campanha Doe de Coração chega à sua 20ª edição neste mês

Iniciativa voltada à conscientização acerca da doação de órgãos e tecidos será lançada na próxima segunda e traz programação com palestras ao público e a especialistas
Foto: Natinho Rodrigues

Compartilhar:

A campanha Doe de Coração realiza este ano sua 20ª edição, que será lançada na próxima segunda-feira, 5, às 9h30, no auditório da Biblioteca Central da Unifor. Iniciativa da Fundação Edson Queiroz, a ação objetiva informar, conscientizar e mobilizar a sociedade sobre a importância de ser doador de órgãos e tecidos.

Os números de doadores efetivos e de transplantes realizados em 2021 apresentam um leve aumento em comparação a 2020, período em que houve uma queda brusca nos registros de doações e transplantes de órgãos e tecidos no Ceará devido ao primeiro ano de pandemia. Segundo dados do IntegraSUS, portal de transparência da Secretaria de Saúde (Sesa), neste ano, o Estado obteve 133 doações efetivas e 937 transplantes até o mês de julho.

Nos anos anteriores, foram registradas 97 e 83 doações efetivas em 2021 e 2019, respectivamente, no mesmo período. Quanto aos transplantes, foram 783 em 2021 e 434 em 2019, aponta a plataforma. Segundo a coordenadora da Doe de Coração 2022, professora e médica Elodie Hyppolito, a campanha torna-se ainda mais relevante neste momento de saída da pandemia.

“O trabalho de doação tem que ser perene, especialmente depois da pandemia, que provocou uma queda no número de doações e transplantes”, relata.

DESAFIOS EM DEBATE
A campanha vai realizar um ciclo de palestras até o próximo dia 29, além de atividades em espaços públicos, como na av. Beira Mar e no Parque Estadual do Cocó, nos dias 24 e 25, respectivamente. Haverá sorteio de camisas, distribuição de folders, cartazes e outros materiais informativos para a população.

Ainda como parte da programação, a Unifor terá atividades com a participação de profissionais da saúde e pacientes de hospitais públicos e privados do Ceará, com os quais a Fundação Edson Queiroz firma parceria para amplificar as ações de estímulo à doação.

O evento de lançamento terá a coordenadora da Central de Transplantes do Ceará, Eliana Régia Barbosa, que vai ministrar palestra sobre a situação dos transplantes no Ceará neste contexto de redução dos números de covid-19. Ainda no encontro, a nova marca da campanha será apresentada.
Neste ano, o redesenho traz a assinatura do artista plástico, desig

ner gráfico e ilustrador Mario Sanders. Nascido em Aquiraz, o cearense atua no segmento das artes desde 1980 e foi premiado no tradicional Salão de Abril. Hepatologista, Elodie também integra equipe de transplantes de fígado no Estado. A médica reforça a importância da campanha de doação de órgãos e tecidos, capitaneada pela Fundação Edson Queiroz. “É uma campanha muito exitosa. Na verdade, a Doe de Coração é uma das principais campanhas do Ceará. Ela é fundamental, um patrimônio não só da equipe de transplantes, mas do povo cearense.”

[ Mais notícias ]