O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), iniciou nesta segunda-feira, 14, a Semana da Amamentação. Com o propósito de abordar a relevância do leite materno para o crescimento e desenvolvimento infantil, o evento se concentra em ações de fomento à amamentação e à doação de leite humano. A programação se estenderá até a próxima sexta-feira, 18, das 8h às 17h, nas dependências do HGCC.
Nesta quarta-feira, 16, será realizada uma roda de conversa sobre aleitamento materno e doação de leite no jardim do hospital, a partir das 8h. A proposta é esclarecer dúvidas e oferecer orientações às gestantes e puérperas sobre o tema. Na mesma ocasião, mães e parceiros terão a oportunidade de participar da “Hora do Mamar” na Unidade de Cuidado Intermediário Canguru (UCINCa). Nesta segunda-feira, 14, a semana de ações iniciou com um curso para gestantes sobre aleitamento materno para as pacientes.
AÇÕES
Ao longo de toda a semana, serão distribuídos panfletos informativos e laços dourados (símbolo da campanha) para profissionais de saúde e pacientes. Na quinta-feira, 17, a roda de conversa sobre aleitamento materno e doação de leite envolverá as pacientes do ambulatório do HGCC, a partir das 8h. O encerramento está previsto para a próxima sexta-feira, 18, com atividades no setor ambulatorial. A equipe da Residência Uniprofissional em Enfermagem conduzirá o jogo de tabuleiro educativo “Mitos e Verdades sobre a Amamentação” na Casa da Gestante.
Segundo a enfermeira Thalita Lins, uma das metas do evento é sensibilizar os profissionais de saúde quanto à importância de incentivar a amamentação e envolver-se nesse tema. “Todos os profissionais precisam entender o contexto da amamentação para auxiliar as mães, uma vez que estamos todos aqui no hospital para servir as gestantes e puérperas”. Além disso, conforme a enfermeira Ingrid Suelen, a Semana da Amamentação visa a discutir o papel dos parceiros nesse diálogo e como podem contribuir nesse momento. “Muitas responsabilidades costumam ser atribuídas somente às mães, mas os parceiros podem auxiliar na divisão de tarefas domésticas, na alimentação da mãe, no compartilhamento do processo de amamentação para que a mãe não precise acordar durante a noite, além de cuidar do bebê e auxiliar no processo de arrotar”.
Essa semana de conscientização é uma iniciativa do Projeto “Gotas de Amor: Um Ato de Valor”, desenvolvido em parceria entre a Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica e a Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (RIS/ESP) e a Universidade Estadual do Ceará (UECE).