Conforme o Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2025, Camocim conquistou o 4º lugar entre todas as cidades do Ceará em qualidade de vida. Em 2025, diversas obras avançaram no município, da zona rural à zona urbana, contribuindo para os números positivos da região.
O IPS avalia áreas essenciais para o bem-estar da população, como saúde, educação, meio ambiente, segurança e inclusão social.
- O Opinião CE traz, em uma série especial publicada em edição que circula na cidade, no site e em nossas redes sociais, os principais atrativos econômicos e sociais do município do Litoral Norte cearense.
- Veja como as belezas naturais e tradições culturais movimentam a economia de Camocim.
Uma das iniciativas é a pavimentação com uso de pedra tosca. Mais de 20 vias públicas foram reformadas, contemplando áreas urbanas e uma comunidade rural, com regularização do subleito, execução de lastro em pedra tosca, compactação mecânica e acabamento superficial. O intuito, de acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, é garantir ruas mais seguras, transitáveis e livres de poeira.
A área de cobertura foi de 31.891 m², com o objetivo de proporcionar melhor acesso a serviços essenciais, como escolas, postos de saúde e outros serviços básicos da sede do município. O secretário municipal de Infraestrutura, Airton Bruno, reitera que um dos focos é estar sempre em diálogo com a população.
“O principal foco hoje é poder manter acesso adequado aos postos de saúde, colégios, áreas turísticas e manter em funcionamento o atendimento à população”, destaca.

Também foram realizadas ações de recapeamento asfáltico e tapa-buraco em trechos estratégicos da malha viária urbana. As vias revitalizadas foram Sebastião Lopes, Raimundo Cals, 24 de Maio, Alcindo Rocha, José Maria Veras e José de Alencar. Ao todo, foram 4.595,4 m² de pavimentação.
Na sede do município, 10 ruas localizadas em seis bairros também passaram pelo processo de asfaltamento. Entre as vias contempladas estão Kleber Pessoa Veras, César Cals, Raimundo Cals, Carlos Trévia, Curitiba, Vila Paraná, General Sampaio, Santos Dumont (trecho 01), Travessa São Pedro e José Euclides Ferreira Gomes, totalizando 26.576 m² pavimentados.
DESLOCAMENTO DA POPULAÇÃO
Conforme a Prefeitura, as obras contribuem para a durabilidade da infraestrutura viária, melhorando o deslocamento da população. A Praça Deputado Murilo Aguiar também foi revitalizada, com o objetivo de garantir mais segurança e lazer para os moradores.
“Essas novas obras são muito importantes, pois ajudam no tráfego, no acesso, para ir para um ponto turístico, deixar os filhos no colégio. Os asfaltamentos ajudam a diminuir as manutenções dos veículos e o tempo de trajeto”, completa o titular da pasta.
Ainda segundo Airton Bruno, as obras são essenciais e visam atender às necessidades da população nas regiões mais distantes do centro da cidade, principalmente após o período chuvoso, que anualmente afeta as condições das estradas.
“Estamos sempre atentos às demandas da Autarquia de Meio Ambiente, com a Secretaria de Turismo e de Desenvolvimento Econômico. A expectativa para os próximos três anos é conseguir mais obras, corrigir o que está faltando e melhorar o que já tem dado certo”, pontua o secretário.
No dia 26 de setembro, foi inaugurada a Unidade Básica de Saúde da Família Cesário Pereira da Rocha, visando ampliar o acesso à saúde nas proximidades da comunidade de Cafundó, na zona rural camocinense.
CAMPUS UVA
A obra do novo campus da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Camocim, alcançou, neste ano, quase 90% dos serviços executados. O equipamento ocupa uma área de 6 hectares e deve beneficiar a comunidade acadêmica de toda a região do Litoral Norte.

Para a reitora da Universidade, Izabelle Mont’Alverne, o campus representa um marco na história da expansão do ensino superior da UVA na região Noroeste do Ceará.
“O campus facilita o acesso ao ensino superior público, representando um importante avanço e um primeiro passo para a abertura de novos cursos que possam colaborar para o desenvolvimento local”, ressalta.
O projeto prevê 20 salas de aula, área administrativa, biblioteca, ginásio poliesportivo, área de convivência, restaurante universitário e um amplo estacionamento. A estrutura foi planejada de forma modular para futuras expansões.
AMPLIAÇÃO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA
No sábado (27), também houve a ampliação do sistema de abastecimento de água, que chegou às localidades de Cajazeiras e Mariano, na zona rural de Camocim. Atualmente, o município, conforme o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), conta com 99% das casas da zona urbana com acesso à água tratada.
Já na área rural, a água potável encanada chega à residência de 70% das famílias.
No município, que conta com 62.326 habitantes e 20.367 domicílios, 80% da população tem condições de usar a rede de tratamento de esgoto. Conforme dados do Sistema de Informações sobre o Saneamento (SNIS), de 2022, toda a população do município tem acesso à água, frente à média de 70,98% do Estado e 84,24% do País.
Além disso, 38,76% das pessoas são atendidas com esgotamento sanitário, frente à média de 29,6% do Ceará e 55,5% do país. Embora o esgoto de 38.169 habitantes seja coletado, 77,01% da população é atendida com coleta de resíduos domiciliares. Hoje, o lixo de 11.035 habitantes não é recolhido.
No restante das casas em que não há água encanada, o SAAE oferta o acesso por meio de chafarizes, poços e carros-pipa. Segundo Airton Bruno, secretário municipal de Infraestrutura, a gestão segue em parceria com a população.
“A Secretaria de Infraestrutura está sempre aberta para dialogar com a população, ouvir as demandas e levar para a chefe do Executivo, Betinha Magalhães, poder decidir.”
Ver essa foto no Instagram
Como destaca Leonardo Alves Neves, titular da autarquia, 70% da população aprova o sistema de abastecimento.
“A população ajuda muito o SAAE por meio de avisos, mensagens e diálogo para mostrar vazamentos, falta de água e desperdício, por meio de um bom diálogo”, ressaltou.
Ao todo, conforme o Painel Saneamento Básico Brasil, com base nos dados do SNIS, são 3.256,84 mil m³ de esgoto tratados no município. O índice de esgoto tratado em relação à água consumida é de 54,7%.
Ainda conforme o engenheiro civil e ex-secretário de Infraestrutura do município, os bairros da sede estão sendo setorizados por meio de reservatórios para uma melhor pressão na rede e armazenamento, como os bairros Olinda, Praia e Jardim das Oliveiras.
“Os planos para o futuro são de muito trabalho, continuidade, novos projetos e novas conquistas para a população do município. Que tenhamos bons invernos para não cair a qualidade dos nossos serviços”, completou.
Em Camocim, localizado no litoral leste cearense, só é possível fazer ligações de água em áreas litorâneas como Maceió, Tatajuba e Praia do Olho d’Água, dentre outras regiões, se houver um biodigestor para o tratamento do esgoto ou algo similar aprovado pela autarquia do meio ambiente, conforme normativa ambiental do SAAE.
