Voltar ao topo

23 de março de 2025

Camilo sinaliza que Lula vai começar viagens pelo Brasil entregando obras de educação

Agendas do presidente da República foram anunciadas na semana passada por Rui Costa, ministro chefe da Casa Civil, mas ainda não possuem data fechada
Foto Kelly Hekally/De Brasília

Compartilhar:

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), sinalizou em coletiva na noite desta terça-feira, 10, no Palácio do Planalto, que o presidente Lula (PT) fará entregas de obras de educação em suas duas primeiras viagens pelo Brasil. As agendas foram anunciadas na semana passada por Rui Costa (PT), ministro chefe da Casa Civil, mas ainda não possuem data fechada.

Rui Costa afirmou que elas seriam desempenhadas antes da ida do presidente a Argentina, no próximo dia 23. O ex-governador do Ceará disse que o Brasil tem obras prontas em qualquer estado em que o Lula deseje realizar entregas. “Nós estamos só checando as informações de apronto, porque às vezes está no sistema que a obra está finalizada, mas não está na verdade. Temos creches, escolas, institutos federais prontos. Vai depender da escolha do presidente.”

O ministro apontou que o presidente da República requereu, na reunião desta terça, um levantamento de ações “por conta do relatório que apontou centenas de obras paradas e inacabadas.” “Estamos levantando todas.” Outra iniciativa elencada por Camilo Santana é o reajuste da merenda escolar. “Acredito que vamos anunciar o valor desses repasses logo mais, antes do início do ano letivo.”

O cearense apontou também que outra prioridade do Governo Federal é aumentar a participação de estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que, segundo Camilo Santana, vem perdendo alunos desde 2014, ano em que houve “seis milhões de participantes.” Para hoje (11), está programado o anúncio do novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Nos primeiros 90 dias, apontou o gestor, a pasta vai estar focada em traçar agendas para os próximos quatro anos voltadas ao Ensino Básico, à conectividade e ao tempo integral. “Nosso foco serão três eixos. Enem, escolas em tempo integral, o que requer recursos e construção e reformas de escolas, e conectividade, para que ao final dos quatro anos todas as nossas escolas possam estar conectadas à banda larga.” (De Brasília)

 

 

[ Mais notícias ]