O governador Camilo Santana (PT) disparou seu cronômetro, com contagem regressiva para 31 de março, de um mandato que terminaria em 31 de dezembro. Vai deixar o governo e tentar a única vaga em disputa para o Senado Federal, na eleição de outubro. O atual estilo Camilo pode ser comparado ao de um corredor que disputa os 100 metros, por conta da sua agenda alucinante.
Neste mês, o governador passou por 56 municípios, entregando obras e autorizando ordens de serviço. Em março, serão 80 cidades. Camilo estará completando um ciclo nos 184 municípios, se despedindo como governador por sete anos e três meses.
O processo político tem seus caminhos para ajustes. O governador está convidando sua vice, Izolda Cela, para sua agenda frenética. O também pré-candidato ao governo, Evandro Leitão (PDT), está o tempo inteiro ao lado de Camilo. Não é novidade ressaltar que o governador pretende ter Evandro ou Izolda ao seu lado na sucessão estadual. Mas o PDT mantém a sete chaves o desfecho da escolha. “Temos até agosto”, vem afirmando o senador Cid Gomes (PDT), articulador político da aliança encabeçada por PDT e PT, junto com 16 partidos.
As solenidades no sertão ganharam modernidade no formato, a partir do estilo eletrizante adotado por Camilo Santana. Ele utiliza o locutor oficial antes da sua chegada ao local, quando sobe no tablado, um palanque com poucos centímetros acima do chão, e comanda a locução. Convoca deputados, vereadores e lideranças comunitárias para ficarem ao seu redor. Cita pelo nome todos os presentes. O evento se torna uma festa.
Na contagem regressiva, Camilo acelerou seu ritmo de gestor. Viaja todos os dias para entregar obras e despacha no Abolição, até meia-noite. Na Assembléia Legislativa, os deputados concordam com a leitura política de que Camilo será um grande puxador de votos.
O governador, filho do Cariri, agenda para encerrar seu ciclo no governo, uma visita a 35 municípios, onde entregará mais de 100 obras. Novo Romeirão, Teleférico de Juazeiro, Anel viário, Centro Cultural, dezenas de escolas, areninhas, canetas e o Raio estão no planejamento. A última obra será a gigantesca estátua de Santo Antônio, em Barbalha, promessa feita por Camilo ao povo da sua base política.
Vitor Valim e o Senado
O prefeito de Caucaia, Vitor Valim, irá disputar o Senado em 2026. Por enquanto, faz um ótimo mandato e deverá ser reeleito. Sua pretensão foi pauta nos corredores do Abolição. Valim tem trajetória de sucesso na política. Foi eleito deputado federal, estadual e prefeito de Caucaia e faz uma revolução no município.
Guilherme Landim e o combate à fome
O deputado Guilherme Landim (PDT) apresentou projeto para implantação, no Ceará, de um restaurante popular itinerante. “O objetivo é atender a população de rua, com pelo menos um refeição diária”, colocou como justificativa. Segundo Guilherme, a população de rua cresceu 32% na pandemia.