Voltar ao topo

6 de dezembro de 2024

Camilo e Elmano têm reunião sobre ampliação de internet nas escolas e retomada de obras no CE

O OPINIÃO CE apurou junto ao MEC que os temas debatidos na reunião são tratados como de máxima prioridade no plano de ação de Camilo
Foto: Reprodução/Twitter

Compartilhar:

O ministro da Educação (MEC), Camilo Santana (PT), e o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), se reuniram nesta sexta-feira, 24, no Palácio da Abolição, para tratar de temas ligados à retomada de obras paradas no Estado e a ampliação da conectividade nas instituições de ensino, pautas consideradas prioritárias no plano de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O OPINIÃO CE apurou junto ao MEC que os temas debatidos na reunião são considerados por Camilo como fundamentais para a política implementada na pasta federal. Conforme apurou a reportagem, isso será executado ‘o quanto antes’, com a ordem das ações e prazos sendo divulgados ’em breve’. O plano de retomada das obras deve ser publicizado ainda neste semestre. Já em relação à ampliação da conectividade nas escolas, que requer um conjunto de outras medidas e negociações, não é possível precisar um prazo.

Também esteve presente a secretária de Educação (Seduc), Eliana Nunes Estrela. Nesta semana, Camilo cumpriu sua primeira agenda oficial no Estado como titular do MEC. Nesta sexta, o ministro deveria visitar obras do curso de Medicina na Universidade Federal do Cariri (UFCA), em Barbalha. O compromisso, o entanto, foi cancelado. A assessoria do titular disse tratar-se apenas de uma ‘questão de agenda interna’, e que a visita será remarcada.

No encontro com Elmano, Camilo reiterou que espera levar o exemplo do Ceará no âmbito educacional para as ações no Ministério.

“Me reuni no Palácio da Abolição com o governador Elmano de Freitas e com a secretária de educação do estado, Eliana Nunes Estrela. Conversamos sobre as políticas educacionais que vão contribuir para melhorar a vida do nosso povo, como o aumento do ensino integral e projetos para levar conectividade às escolas públicas. No MEC, quero levar os bons resultados em aprendizagem que temos conquistado no estado do Ceará, com muito trabalho, como norte para uma grande política de articulação nacional com municípios e estados”, disse Camilo após o encontro nesta sexta.

Elmano, por sua vez, reforçou a importância da parceria entre o governo do Ceará e o MEC em áreas estratégicas, como a expansão do ensino em tempo integral. “Atualmente, o nosso Ceará já conta com 70% das escolas de ensino médio em tempo integral, e temos como objetivo chegar a 100% até 2026″, disse. Apenas neste ano, a ampliação do tempo integral contempla 66 municípios, dos quais 27 recebem este tipo de unidade escolar pela primeira vez.

Leia também | CE tem maior proporção do País de alunos no Fundamental matriculados em tempo integral

Com isso, o Ceará passa a ter mais de 47o unidades escolares de jornada ampliada.

[ Mais notícias ]