Voltar ao topo

24 de julho de 2024

Camilo e Elmano participam de cerimônia de posse de Custódio como novo reitor da UFC

Custódio foi eleito como reitor, desta vez com uma expressiva aceitação de 89% e 17.476 votos, ao lado da vice-reitora Diana Azevedo, na chapa "UFC Viva e Democrática"
Na Reitoria, servidores técnicos e docentes da UFC recepcionaram o novo reitor, Prof. Custódio Almeida. Foto: Viktor Braga/UFC

Compartilhar:

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e o governador Elmano de Freitas (PT), participam nesta sexta-feira, 25, a partir das 17h, da cerimônia de posse do novo reitor da Universidade Federal do Ceará, professor Custódio Almeida, até 2027. Na ocasião, também será empossada a vice-reitora, professora Diana Cristina Silva de Azevedo. A confirmação da posse saiu no começo de agosto, em publicação no Diário Oficial da União. A cerimônia acontece na Concha Acústica da UFC.

Pela segunda vez, Custódio foi eleito como reitor, desta vez com uma expressiva aceitação de 89% e 17.476 votos, ao lado da vice-reitora Diana Azevedo, na chapa “UFC Viva e Democrática”. A solenidade vai iniciar com apresentações culturais e, em seguida, haverá a posse do reitor da UFC.

O mandato do Prof. Custódio Almeida como dirigente da UFC teve início oficialmente no último domingo, 20. Nesta quarta-feira, 23, ocorreu a primeira reunião do Conselho Universitário (CONSUNI) sob a presidência do novo reitor, na qual, entre outros itens da pauta, foram aprovados os nomes dos novos pró-reitores e pró-reitoras da Universidade.

SEM RECURSOS

Nesta semana, o professor Custódio Almeida deu uma declaração afirmando que a UFC não dispõe de recursos suficientes para efetuar o pagamento dos contratos de custeio até o fim do ano. “Se a gente não tiver recurso suplementar, a gente não fecha o ano de 2023. A gente não tem dinheiro em caixa para terminar o ano em relação a custeio, que é pagamento de contratos e tudo mais“, disse o novo reitor em entrevista ao jornal O Povo. Segundo Custódio, o montante mínimo necessário para quitar as despesas da UFC seria de “pelo menos R$ 30 milhões” a mais. ⁠

O reitor também aponta que, mesmo sem o montante, está “tranquilo” por imaginar que esta é uma situação geral das “universidades” que será resolvida pelo Ministério da Educação.⁠

NOVO REITOR

Com 30 anos de atuação como docente no Curso de Filosofia da UFC, Custódio Almeida possui uma sólida trajetória na instituição, tendo assumido diversos cargos de gestão ao longo de sua carreira, incluindo vice-reitor (2015-2019)chefe do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia (1995-1996)coordenador do Curso de Graduação em Filosofia (2000-2003)coordenador de Área da Pró-Reitoria de Graduação (2003-2007)diretor do Instituto de Cultura e Arte (2008-2011) e pró-reitor de Graduação (2007-2015).

O pleito eleitoral na UFC ocorreu em abril e durante a preparação da lista pelo Conselho Universitário (Consuni), a segunda colocada no processo, professora Elizabeth Daher, apoiada por Cândido Albuquerque, retirou seu nome da disputa e da lista. Os outros nomes que compuseram a lista tríplice enviada ao Governo Federal foram os professores Paulo Roberto, do Departamento de Cirurgia, e Francisco de Assis de Souza Filho, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental.

[ Mais notícias ]