Voltar ao topo

22 de abril de 2025

Camilo anuncia que carnaval não terá ponto facultativo no Ceará e outras regras sanitárias; confira

Compartilhar:

Como medida cautelar em vista do momento epidemiológico que vive o Ceará em decorrência da covid-19 e de síndromes gripais, sobretudo de influenza, o governador Camilo Santana anunciou na tarde desta sexta-feira (4) novas medidas para o período de Carnaval em Fortaleza e nas demais 183 cidades do Estado.

Entre as normas que passam a valer, na segunda-feira (7), estão ausência de ponto facultativo para entidades e órgãos públicos; recomendação de funcionamento normal para instituições de ensino privadas, comércios, serviços e indústrias, bem como compensação em data futura de dos dias trabalhados no período.

Em publicação nas redes sociais após reunião do comitê estadual que gere a crise sanitária, o governador afirmou que estão mantidas as regras de capacidade de eventos, com 500 pessoas em ambientes abertos e 250 em espaços fechados, mantida a exigência do passaporte vacinal da covid-19 e dos cumprimento dos protocolos sanitários.

“A fiscalização será intensificada. Para congressos, seminários e outros eventos corporativos, não festivos, a capacidade fica ampliada para 1.500 pessoas em ambientes fechados e 3.00 em ambientes abertos.”

O decreto estadual, a seguir o que vem sendo adotado, será publicado no Diário Oficial do Estado neste sábado (5). Até o início da noite desta sexta, o Ceará registrava ocupação de 69,35% de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de 53,45% de enfermaria. Os números listados acima se referem a unidades gerais públicas e privadas, que consideram a internação de adultos, crianças e gestantes – estes, até a últimas quinta-feira, estavam com leitos de UTI desativados, ainda segundo a plataforma. 

[ Mais notícias ]