O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), anunciou seu apoio à candidatura de José Guimarães (PT) ao Senado Federal, nas eleições de 2026. A declaração foi feita durante um evento de comemoração do aniversário de 65 anos do deputado federal, líder do governo Lula na Câmara dos Deputados.
O evento aconteceu neste sábado (15), na Praia do Futuro, em Fortaleza. Além de Camilo, a festa contou com a participação de muitas lideranças do campo da esquerda, caso da senadora Augusta Brito, os deputados Guilherme Sampaio, Misias do MST, De Assis Diniz – todos correligionários de Guimarães. O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), foi um dos convidados especiais, assim como o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri (PSB).
“Guimarães será o nosso candidato à Câmara Maior”, anunciou Camilo, em discurso ao microfone, falando para militantes e lideranças. A fala do ministro é um apoio importante ao deputado federal. Desde o ano passado, Guimarães tem fortalecido sua pré-candidatura ao Senado. O PT nacional quer ampliar a sua presença e a de aliados na casa. No Ceará, o grupo político quer emplacar nomes nas duas vagas que estarão em disputa em 2026, com o fim dos mandatos de Cid Gomes (PSB) e Eduardo Girão (Novo).
Camilo comandou a festa neste sábado. Esse foi o segundo evento de aniversário do deputado José Guimarães. O primeiro aconteceu na quinta-feira, 13, na sede do PT. A festa contou com a presença de outro aliado de peso do pré-candidato: o governador Elmano de Freitas (PT).