A ex-governadora Izolda Cela (PSB) foi exonerada do cargo de secretária executiva do Ministério da Educação (MEC). Ela deixa a pasta federal às vésperas do fim do prazo legal para a desincompatibilização de cargos de confiança, que é de quatro meses antes do pleito eleitoral, e deve disputar a Prefeitura de Sobral. As eleições estão marcadas para 6 de outubro. A exoneração de Izolda foi publicada nesta terça-feira (3).
“Obrigado, minha amiga Izolda Cela, companheira de tantas lutas, por toda sua dedicação à frente da Secretaria Executiva do Ministério da Educação. Que Deus ilumine seus próximos projetos. Seguimos juntos!“, escreveu o ministro Camilo Santana (PT), em suas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Camilo S. Santana (@camilosantanaoficial)
Também em suas redes sociais, Izolda disse ser grata ao ministro Camilo pela confiança de levá-la à pasta. “Sob seu comando, o MEC segue com uma agenda vigorosa e consistente para melhorar a educação do povo brasileiro. Uma honra poder servir ao Governo do Presidente Lula, num momento de grave importância para o País: momento de reconstrução das políticas sociais e econômicas com foco em sustentabilidade, naqueles que mais precisam, e em bases democráticas. Agradeço a relação cooperativa e respeitosa nas ações interministeriais.
“E uma palavra de especial agradecimento ao valoroso time do MEC. Bonito de ver a dedicação e comprometimento em prol da educação brasileira. Para mim, uma experiência rica de bons aprendizados!”, completou.
“NOME IDEAL” PARA SOBRAL
No último dia 20 de maio, o PSB Ceará, por meio de publicação conjunta com portal de notícias oficial do partido, “Ceará 40 Graus”, adiantou a saída de Izolda do MEC. A publicação afirmou, ainda, que a ex-governadora é considerada o “nome ideal” para a “missão partidária”. Desde o ano passado, lideranças locais como o senador Cid Gomes e o prefeito Ivo Gomes, ambos do PSB, têm destacado o nome de Izolda para a sucessão no Município. Ivo chegou a declarar que ela é a “candidata natural” e que só não o seria se não quisesse.
Em um primeiro momento, a decisão ocorreu em meio a declarações contrárias do ministro Camilo Santana. O ex-governador cearense chegou a dizer que “preferia” que Izolda permanecesse no MEC. Na publicação em conjunto com PSB estadual, é dado destaque à fala de Camilo. “Embora o ministro da Educação tenha declarado que por ele Izolda permaneceria no Ministério, ela não recusaria o chamado para assumir uma missão tão importante para seu grupo político, liderado pelo Senador Cid Gomes”, completa a publicação.
Além de Ivo e Cid, a deputada estadual Lia Gomes (PDT), irmã dos dois, concedeu entrevista ao OPINIÃO CE em que afirma que Sobral terá a sua primeira prefeita, se referindo a Izolda. Família importante no município, os três irmãos Ferreira Gomes já realizaram “várias reuniões” para discutir a candidatura, conforme destacou Lia.