Voltar ao topo

19 de janeiro de 2025

Câmara debate participação das mulheres indígenas na política

O debate está marcado para as 10h desta terça-feira (22), em local a ser definido.
Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

Compartilhar:

A Câmara dos Deputados debate, nesta terça-feira (22), a participação das mulheres indígenas na política. Com o tema “Mulheres indígenas na política: avanços e conquistas”, a audiência pública foi proposta pela deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), primeira mulher indígena a ser eleita para a Câmara. Conforme a parlamentar, as mulheres indígenas são as principais responsáveis pela proteção e continuidade das culturas e identidades de seus povos, porém, são, historicamente, os principais alvos das violências.

Nos últimos anos, as mulheres indígenas têm ampliado sua participação em processos eleitorais. De acordo com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), com base nas estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições de 2020 foram eleitos 234 representantes de 71 povos originários, sendo 10 prefeitos, 11 vice-prefeitos e 213 vereadores. Neste contexto, 31 mulheres indígenas foram eleitas, ou seja, 13% do total. Em 2016, foram apenas 15 indígenas eleitas (8%).

O debate está marcado para as 10 horas, em local a ser definido, e poderá ser acompanhado ao vivo por meio do portal e-Democracia.

Convidadas

  • A coordenadora da APIB, Sonia Guajajara;
  • A líder indígena do Amazonas Vanda Ortega Witoto;
  • As líderes indígenas do Pará Ô-é Kayapó e Juma Xipaia;
  • A vice-prefeita do município de Normandia (RR), Veralice Lima de Oliveria;
  • A representante do Núcleo de Inclusão e Diversidade da Secretaria Geral da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Samara Pataxó.

[ Mais notícias ]