Menu

Câmara de Caucaia suspende mandato de vereador bolsonarista por 30 dias

Vereador Tancredo Santos, ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Caucaia suspendeu por 30 dias o mandato do vereador bolsonarista Tancredo dos Santos (PL), por um conjunto de polêmicas em que o parlamentar esteve envolvido desde o período pré-eleitoral de 2024, inclusive ofensas pessoais a colegas de parlamento. Nesta quinta-feira (8), o relatório da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar foi votado pelos parlamentares, no qual se posicionaram de forma contrária apenas três vereadores. Além da suspensão do mandato, Tancredo terá seus vencimentos suspensos durante o período de afastamento.

Antes da sessão para a votação do relatório, o vereador chegou à Casa do Legislativo com uma pá e uma colher de pedreiro. O movimento é uma resposta a parte do requerimento que pediu sua suspensão, já que o vereador também foi denunciado por ações como derrubar um muro que pertencia ao patrimônio público da Prefeitura, a execução de obras em vias públicas e a operação de veículos públicos oficiais sem a devida permissão.

“A minha arma do crime é uma pá e uma colher de pedreiro”, disse ele, em vídeo.

Apresentado por Natércia Campos (PSB), o requerimento destaca ofensas pessoais feitas por Tancredo à própria Natércia e aos também vereadores Neto do Planalto (Republicanos) e Germana Sales (PT). Votaram contra a suspensão os vereadores J. Wellington (PSD), Mersinho Gonçalves (PSD) e Ckauê Franklin (PSDB).