Menu

Caixa Cultural recebe instalação feita de crochê entre os dias 5 de julho e 3 de agosto

Entre os dias 5 de julho e 3 de agosto, a CAIXA Cultural Fortaleza recebe a instalação “A Casa de Todos”, idealizada pela artista visual Leila Alberti. O projeto tem patrocínio da CAIXA e do Governo Federal, e ao longo de todo o período em que estará no equipamento cultural, a casa de crochê será espaço de sessões de narração de histórias e oficinas de artes têxteis, realizadas por artistas, artesãos e escritores.

Com uma estrutura de alumínio, a casa é toda revestida de crochê, confeccionado manualmente pelo coletivo de mulheres Lucianas & Marias, da cidade de Curitiba. Além disso, o projeto incentiva a valorização do fazer coletivo e resgata as artesanias femininas, na busca de desmistificar as questões de gênero, imposições sociais e preconceitos sexistas.

“Frente às facilidades proporcionadas pelo avanço da tecnologia, a casa vem para estimular a sensibilidade para o fazer manual e lembrar o papel fundamental de homens e mulheres na construção diária e harmônica das relações humanas”, destaca Leila Alberti, idealizadora da obra.

A Casa de Todos é um local de acolhimento e aprendizado, no seu interior, a ambientação proporciona encanto e conforto às pessoas durante as visitas. Os visitantes poderão participar das atividades de narração de histórias e oficinas em um espaço confortável, com almofadas, cadeiras e mesa.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Dentro da casa de crochê serão realizadas cinco sessões de contação de histórias, sempre às 17h. Nos dias 06 e 13 de julho, o artista-educador carioca Cadu Cinelli narra “Caderno de Sonhos”. No dia 20, a convidada é a atriz cearense Paula Yemanjá, com o tema “Mnemosine: porque a memória é feminina”.

Leia também: Livraria Senac Ceará promove Bazar Junino com descontos de até 80%

Já no dia 27, o tema será “O bode Ioiô e outras histórias”, com os cearenses Júlia Barros e Almir Mota. E no dia 03 de agosto, encerrando a programação, o ator Edivaldo Batista, do Ceará, recebe o público com a narração de “Quantas cores tem o amor?”.

OFICINAS

Tanto crianças como adultos podem participar das oficinas de artes têxteis que serão realizadas ao longo da temporada. Serão quatro atividades diferentes, com duas turmas de seis horas/aula, sendo uma no turno da manhã e outra à noite.

A Oficina de Esculturas Moles será ministrada pelo artista visual curitibano Rafael Codognoto. Leila Alberti irá ministrar a oficina de Crochê Brincante. A oficina Conexão com Fios será conduzida pela artista e crocheteira cearense Maria Coelho. E a atriz, artesã e arte-educadora cearense Maria Castro vai ministrar a oficina Tecituras Narradas, Narrações Tecidas.

Leia também: São João de Maracanaú bate recorde de público e se consolida como atração no Ceará

Pessoas interessadas em participar das oficinas devem se inscrever no site da CAIXA Cultural, onde a programação completa também pode ser conferida.