O Conselho de Administração da Petrobras elegeu, nesta segunda-feira, 27, Caio Mário Paes de Andrade como o novo presidente da empresa. Por 7 votos a favor e 3 contrários, o indicado pelo governo federal substituirá Fernando Assumpção Borges na presidência da estatal. Ele assumirá o cargo assim que assinar o termo de posse. A data ainda não foi informada.
Segundo informações do blog do Valdo Cruz, do g1, um grupo de acionistas minoritários ainda tenta barrar a posse de Andrade. A Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobras (Anapetro), por exemplo, entrou com uma representação na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) contra a nomeação de Andrade.
Perfil
Caio Mário Paes de Andrade é o atual secretário de desburocratização do governo federal e substituirá José Mauro Coelho, que pediu demissão no último dia 20 depois de ser pressionado pelo governo Jair Bolsonaro por causa do alta dos preços dos combustíveis. Após isso, foi nomeado o diretor executivo de Exploração e Produção da companhia, Fernando Borges, como presidente interino. Foi acordado que ele ficaria no comando da companhia até a posse do novo presidente na estatal.