O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, anunciou, na última sexta-feira (3), que os 34 brasileiros retidos em Gaza, à espera de autorização para seguir para o Egito, têm previsão para cruzar a fronteira até a próxima quarta-feira (8). O chanceler explicou que obteve essa garantia após múltiplas conversas telefônicas com o Ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen.
De acordo com Mauro, Cohen assegurou que até a próxima semana todos os brasileiros em Gaza terão a permissão necessária para utilizar a passagem de Rafah, embora haja a possibilidade de uma liberação antecipada.
“Ele me garantiu que sairão até quarta-feira, e fará todos os esforços para antecipar um ou dois dias, mas a quarta-feira é a data com garantias. Isso foi resultado de um processo de conversa e negociação que durou alguns dias, e hoje recebi essa boa notícia de uma alta autoridade do governo de Israel”, disse.
Até o momento, foram divulgadas três listas de estrangeiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza pela fronteira de Rafah com o Egito. Diversas nacionalidades já obtiveram autorização para deixar a região, incluindo cidadãos dos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Azerbaijão, Barhein, Bélgica, Coreia do Sul, Croácia, Grécia, entre outros.
O grupo de brasileiros está atualmente nas cidades de Khan Younes e Rafah, próximas à fronteira egípcia. O Itamaraty está coordenando um plano de resgate que inclui assistência desde a saída da Faixa de Gaza, com equipes, ônibus, medicamentos e alimentação, até o embarque no Aeroporto do Cairo, onde uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) os aguardará.