A Justiça Eleitoral realizou, neste ano, o maior número de atendimentos de sua história. O balanço foi divulgado faltando poucas horas para o fechamento do cadastro eleitoral de 2022, nesta quarta-feira, 4, no site oficial do órgão. Ao todo, foram 7.209.913 pedidos atendidos nos últimos 30 dias, sendo 4.037.709 Requerimentos de Alistamentos Eleitorais (RAEs) de forma presencial nos cartórios pelo sistema Elo e 3.172.204 solicitações feitas de forma virtual pelo Título Net.
Só nesta terça-feira, 3, a Justiça Eleitoral somou mais de um milhão de atendimentos. Foram 413.441 de forma presencial e 602.429 pela internet. Todos os eleitores e eleitoras que solicitarem a emissão, transferência ou regularização do título até as 23h59 desta quarta-feira, 4, terão os pedidos analisados e decididos em tempo hábil pela Justiça Eleitoral. O órgão pondera, no entanto, que é necessário aguardar a análise dos dados. O prazo de resposta é de até um mês.
Prazo limite
A partir desta quinta-feira, 5, não serão mais permitidas solicitações de emissão, transferência e mudança no cadastro eleitoral, já que o banco de dados será fechado para as eleições de outubro. Pelo Título Net, é possível realizar, ainda, uma série de serviços, como: requerimento da primeira via do título de eleitor (alistamento), mudança de domicílio eleitoral (transferência), alteração de dados pessoais e local de votação para eleitores com mobilidade reduzida, além da revisão para regularização da inscrição cancelada.
Por conta do alto volume de solicitações nessa reta final do cadastro eleitoral, a JE priorizará os atendimentos no Título Net e sistema Elo. Assim, serviços como os do e-Título, que não impactam a retirada do documento ou a regularização do cadastro de eleitor, ficam fora do ar até esta quinta-feira.