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25 de maio de 2025

Brasil supera meta nacional de formação de doutores pela primeira vez na História

Os dados da Plataforma Sucupira, do MEC, revelam que em 25 anos, de 1996 a 2021, o Brasil formou mais de 1 milhão de mestres, além de 319 mil doutores
Ao lado do presidente Lula, Camilo Santana falou o aumento da qualidade da educação no Brasil. Foto: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil

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Com base nos dados do Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a publicação “Brasil: Mestres e Doutores 2024” revelou que os cursos de pós-graduação stricto sensu brasileiros titularam um milhão de mestres e 319 mil doutores no período de 1996 a 2021. Os dados do levantamento foram gerados a partir da Plataforma Sucupira da Capes e da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério de Trabalho e Emprego (MTE).

“Mais uma boa notícia! Pela primeira vez, o Brasil superou a meta do Plano Nacional da Educação (PNE) para doutores no País, com mais de 25 mil titulados no ano passado. Nós também ultrapassamos a meta do PNE para a formação de mestres, com mais de 66 mil titulados em 2023“, comemorou o ministro da Educação, Camilo Santana.

O ministro ressaltou que a Plataforma Sucupira permite à Capes monitorar todo o cenário da pós-graduação em todo o Brasil. “Nossas equipes estão consolidando a coleta e em breve divulgaremos os dados detalhados”, salientou Camilo Santana durante participação de evento do Governo Federal sobre a educação brasileira, ao lado do presidente Lula.

Para Denise Pires de Carvalho, presidente da Capes, que participou do lançamento do estudo, a redução das desigualdades regionais na pós-graduação é reflexo da política pública do Governo Federal, implantada a partir de 2008, com a expansão e interiorização da educação superior. Com isso, foram destinados mais recursos para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

“É o resultado importante dos programas de redução das assimetrias promovidos pelas agências federais de fomento à formação e pesquisa. O Brasil precisa passar pelo aumento do quantitativo de mestres e doutores“, ressaltou Denise de Carvalho.

O estudo foi divulgado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e registrou uma desconcentração regional na pós-graduação stricto sensu. No período analisado, a representatividade de cursos de mestrado na Região Sudeste em relação ao total do País caiu de 62% para 42% e de doutorado de 79% para 49%.

Em relação aos titulados, o percentual da Região Sudeste passou de 67% para 43% no mestrado e de 89% para 52% no doutorado. Por outro lado, a Região Nordeste multiplicou sua participação mais de 11 vezes, passando de 1,4% dos títulos de doutorado concedidos em 1996 para 15,8% em 2021.

 

 

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