Menu

Brasil perde para a Croácia nos pênaltis e está eliminado da Copa do Mundo no Catar

Foto: Reprodução/Fifa

O Brasil perdeu para a Croácia, nos pênaltis, e está eliminado da Copa do Mundo do Catar. O jogo aconteceu nesta sexta-feira, 9, pelas quartas de final do Mundial. Esta é a segunda edição consecutiva que a seleção brasileira deixa a competição nesta fase de eliminatórias. No tempo normal, o Brasil não conseguiu romper a defesa croata e empatou em 0 a 0. Na prorrogação, os brasileiros até saíram na frente, com gol de Neymar, mas levaram o empate na segunda etapa do tempo extra, levando a decisão para as penalidades.

O gol da Croácia foi marcado por Petkovic, após falha defensiva. Nos pênaltis, Rodrygo e Marquinhos desperdiçaram e os adversários venceram por 4 a 2.

O jogo

O Brasil só conseguiu assustar a Croácia pela primeira vez aos 20 minutos do primeiro tempo, em jogada individual de Neymar. O chute, no entanto, saiu fraco e no meio do gol, fácil para o goleiro adversário. A Croácia dificultava o jogo brasileiro, com boa marcação na intermediária e toque de bola rápido. Além disso, os europeus conseguiam incomodar no contra-ataque, em jogadas rápidas. Esta foi a quarta vez nessa Copa em que o placar em branco permaneceu durante os 45 minutos iniciais.

No segundo tempo, a seleção brasileira voltou com outra postura. Aos 2 minutos, Richarlison, na pequena área, após cruzamento de Raphinha, a zaga croata desvio em direção ao seu próprio gol, mas o goleiro Livakovic conseguiu afastar com o pé. Aos 9 minutos, novamente, Livakovic impede um gol de Neymar com o pé direito.

Tentando se lançar ao ataque, Tite trocou Raphinha por Antony, que entrou bem, e depois, substituiu Vinícius Júnior por Rodrygo. Nos minutos finais, ainda tirou Richarlison e colocou Pedro. Era visível que os europeus empurravam a partida para a prorrogação.

Prorrogação

Nos primeiros 15 minutos da prorrogação, a seleção brasileira manteve o ímpeto do fim do segundo tempo, empurrando os croatas para a defesa. Até que, aos 15 minutos do tempo extra, Neymar fez tabelinha na pequena área adversária, recebeu na frente, driblou Livakovic e chutou no alto: golaço! Tudo parecia se encaminhar para um desfecho positivo para a seleção brasileira.

No 2º tempo, o Brasil cedeu a posse de bola para a Croácia, apostando nos contra-ataques. Aos 11 minutos, no entanto, foram os croatas que apostaram na jogada em velocidade. O Brasil perdeu a bola na frente e não conseguiu parar os europeus. A bola foi cruzada rasteira da esquerda. Petkovic chutou, a bola ainda desviou em Marquinhos e tirou as chances de defesa de Alisson. Era a jogada que a Croácia queria para levar às penalidades.

Vlasic, Majer, Modric e Orsic fizeram os quatro gols croatas. O Brasil, que começou batendo, desperdiçou com Rodrygo chutando nas mãos de Livakovic. Casemiro e Pedro ainda converteram suas cobranças, mas Marquinhos acertou a trave e determinou a eliminação brasileira, a sexta nas quartas de final, assim como aconteceu 1954, 1986, 2006, 2010, 2018.

Deixe um comentário