Voltar ao topo

8 de dezembro de 2024

Bondinho de Ubajara recebe 74 mil visitantes em um ano de funcionamento no Ceará

Nos últimos quatro dias de Carnaval (de sábado, 18, a terça-feira, 22), foram cerca de 2 mil turistas
Foto: Divulgação/Governo do Ceará

Compartilhar:

Reinaugurado em fevereiro do ano passado, o histórico Bondinho do Parque Nacional de Ubajara, na região serrana do Ceará, já recebeu mais de 74 mil visitantes deste então. Nos últimos quatro dias de Carnaval (de sábado, 18, a terça-feira, 22), foram cerca de 2 mil turistas, segundo dados divulgados pelo governo do Estado nesta quarta-feira, 23. O equipamento integra uma estrutura moderna de teleférico formada por duas cabines, cada uma com capacidade para transportar até sete visitantes e um cabineiro.

Mensalmente, o Bondinho atrai uma média de 6 mil visitantes.

O percurso de ida e volta é de 550 metros com o Bondinho suspenso pelos cabos de aço que ligam a estação do Monte e a do Vale, onde fica a entrada da mais famosa gruta de Ubajara. O investimento na modernização foi, na ocasião, de R$ 12,68 milhões.

Atualmente, o teleférico funciona gratuitamente, de quarta a domingo, das 9 às 16 horas, por ordem de chegada – das 15h às 16h é somente para subir quem desceu até às 15. A capacidade diária é de até 350 pessoas. O equipamento também serve como meio de transporte para os moradores da comunidade Araticum, em Ubajara. A administração do teleférico é feita pela Secretaria de Turismo do Ceará (Setur).

Foto: Divulgação/Governo do Ceará

Turistas

O aniversário da estudante gaúcha Ariely Oliveira, que completou 11 anos no dia 15 de fevereiro, foi um passeio no novo Bondinho. “É uma satisfação muito grande poder estar em Ubajara. Hoje podemos voltar ao Bondinho e sentir essa emoção com a natureza e nossa família“, diz Mauro Schmidt, pai de Ariely, que também vivenciou o passeio, com a esposa, Luiza Helena Oliveira. A família mora em Santa Rita, no Rio Grande do Sul.

Os visitantes também puderam desfrutar de outros elementos do Parque Nacional de Ubajara, que conta com um circuito de ecoturismo com trilhas de estilos diferenciados (Samambaia, Circuito Gavião e Trilha Ubajara/Araticum), onze cavernas, mirantes, cachoeiras (do Cafundó e do Gavião), piscinas naturais e outros atrativos. Em 2022, o Parna registrou a marca histórica de mais de 185 mil visitantes.

Criado em 30 de abril de 1959, o Parque Nacional de Ubajara tem uma área de 6.288 hectares, sendo classificado como Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral. O complexo é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.

“A Serra da Ibiapaba tem uma vocação muito grande para o ecoturismo, contando com o Parque Nacional, as Apas [Áreas de Proteção Ambiental] da Serra da Ibiapaba e da Bica do Ipu. Isso é importantíssimo porque atrai pessoas que aprendem a valorizar a convivência com a natureza. Para isso, trabalhamos para desenvolver o turismo sustentável e a educação ambiental”, defende o analista ambiental e chefe do Parque, Gilson Mota.

[ Mais notícias ]