Voltar ao topo

8 de dezembro de 2024

Bombeiros resgatam jiboia de mais de 2,5 metros e 18kg em Eusébio

A serpente não apresentava nenhum ferimento no momento do resgate
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Compartilhar:

Corpo de Bombeiros resgatou, nesta sexta-feira, 24, a maior cobra jiboia de 2023, na cidade de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo os bombeiros, o animal tem mais de 2,5 metros de comprimento e pesa 18 kg. A serpente não apresentava nenhum ferimento no momento do resgate. Este é pelo menos o segundo resgate de cobras de grande porte nesta semana, no Ceará.

A ação foi mediada pela Companhia de Busca e Salvamento. Conforme o 1º Ten. Thiago Alves Brasileiro, comandante do salvamento, “dois trabalhadores que limpavam o terreno, ao lado de um condomínio residencial, avistaram a cobra procurando abrigo próximo ao muro”.

Após o resgate da jiboia, esta não apresentou ferimentos. Seguindo orientações do Núcleo Regional de Ofiologia da UFC (NUROF), o animal foi solto em seu habitat natural, em uma Área de Proteção Ambiental em Aquiraz, também na Grande Fortaleza. O local mais adequado para a soltura é em ambiente de proteção ambiental próximo à água, longe de pessoas e de residências.

Na quinta-feira, 23, uma outra jiboia foi resgatada na cidade de Horizonte. O animal se encontrava solta em um terreno próximo a residências. De acordo com o subtenente J. Wilson, “a cobra jiboia resgatada tem cerca de 2,5m e 10kg”, informou o comandante do socorro. Para a ação, os bombeiros usaram uma pinça específica que dá segurança ao profissional e ao animal. O objeto prende a cabeça da serpente, sem machucá-la. Após o resgate, o animal foi devolvido ao seu habitat natural sem ferimentos aparentes.

ESPÉCIE

As jiboias são répteis da família Boidae, na qual se encontram as maiores serpentes do planeta. A jiboia é considerada a segunda maior espécie do território nacional, atrás somente da sucuri. Apesar de serem temidas pelo seu grande porte, a espécie não é normalmente, perigosa, em razão de não serem peçonhentas. Contudo, podem atacar se foram ameaçadas. Em caso do avistamento de um desses animais, a recomendação é entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo número 193 para resgate.

[ Mais notícias ]