Voltar ao topo

9 de dezembro de 2024

Bombeiros atenderam mais de 500 ocorrências com gases no 1º trimestre de 2023

A orientação para troca do registro de gás e da mangueira, segundo orientação do Corpo de Bombeiros do Ceará, é que deve ser feito após cinco ano de uso
Foto: Reprodução / CBMCE

Compartilhar:

Mais de 500 ocorrências com vazamentos de gás foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE) no 1º semestre deste ano no Ceará. Conforme a corporação, o número já supera os anos de 2022 e 2021, quando foram registrados, respectivamente, 448 e 259 atendimentos neste mesmo período. Os casos mais recentes ocorrem no último fim de semana, 1º e 2 de abril.

Já no começo da madrugada do sábado, os bombeiros foram acionados para um vazamento de gás no bairro Várzea da Matriz, em Aracati, no Litoral Leste do Estado. Conforme o subtenente que atendeu a ocorrência, Antonio Regis Guedes Nobre, o motivo do vazamento foi “o regulador da pressão que estava preso no botijão”, informou o comandante.

As outras três ocorrências foram registradas em Fortaleza e atendidas pelos bombeiros da 5ª Companhia, unidade localizada no bairro Conjunto Ceará. A primeira foi no bairro Alto da Balança, às 12h15, cujo botijão de gás apresentava necessidade da troca do ringe. Conforme o tenente Pinheiro, que atendeu ao chamado, mesmo fazendo a troca do ringue do botijão, o vazamento não cessou, e com isso ficou em um local ventilado até ser substituído por outro.

No começo da noite do sábado, às 19h40, no bairro Parque Dois Irmãos, ocorreu um vazamento de gás que congelou a base do botijão. “Procedemos com a correção do vazamento e colocamos o vasilhame em lugar aberto”, disse a tenente Aline Costa de Lima, que atendeu essa ocorrência. Os proprietários da casa acompanharam os trabalhos e receberam as orientações devidas.

A última ocorrência se deu por volta das 01h12, já na madrugada do último domingo, 2, no bairro Henrique Jorge. O chamado foi em decorrência de um vazamento da chave do registro do gás ter sacado fora. Foi realizada a troca do registro e o botijão colocado em local arejado.

DADOS

Em 2022, o Corpo de Bombeiros do Estado atendeu mais de 2.110 ocorrências com vazamentos de gás. O número é superior ao observado em 2021,2020 e 2019, quando foram atendidos, respectivamente, 1.624, 1.957 e 2.092 chamados. Conforme a corporação, existem vários tipos de gases, compostos de diversos materiais. Entre os mais conhecidos, estão os gases natural, carbônico, nobre, combustível, metano e butano.

A orientação para troca do registro de gás e da mangueira, segundo orientação do Corpo de Bombeiros do Ceará, é que deve ser feito após cinco anos de uso. Outro cuidado importante na hora de comprar um botijão, é verificar se este está amassado e/ou se tem pontos de ferrugem, pois isso facilita os vazamentos estruturais. Não receba e peça troca imediatamente.

Em casos de vazamento de gás de cozinha, é importante desligar o quadro de energia da residência e não acender ou desligar a tomada de energia. Também é recomendado abrir portas e janelas para o ambiente ficar arejado e evitar bater, arrastar ou acender qualquer fonte de calor. Se possível, desconectar o botijão de gás e levá-lo para um local ventilado, assim como retirar todas as pessoas de dentro de casa e ligar imediatamente para o número 193, número do Corpo de Bombeiros para emergências, disponibilizado gratuitamente em todo território nacional.

[ Mais notícias ]