Jair Bolsonaro disse em conversa com jornalistas na segunda-feira, 13, que “vai mandar estudar” a possibilidade de conceder a graça presidencial ao blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, hoje foragido nos EUA após ter prisão decretada em outubro, no inquérito das milícias digitais.
O chefe do Executivo concedeu em 21 de abril a graça constitucional ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ). Ele foi condenado a 8 anos e 9 meses de prisão pelo STF por declarações contra ministros da Suprema Corte.
Ao ser questionado por jornalistas se ele poderia conceder indulto a Allan como fez com Silveira, Bolsonaro disse: “Eu vou mandar estudar. E você pode ver, a minha graça é prevista. Quando lá atrás deram indulto para um montão de gente por corrupção, ninguém falou nada”.
Allan dos Santos participou da motociata do presidente, que estava em agenda nos Estados Unidos, mas não chegou a encontrá-lo. “Se ele tivesse aparecido na minha frente, eu ia apertar a mão dele. Na penúltima vez em que estive lá, também apertei a mão dele. Não o vejo como criminoso.”
Sobre o indulto a Silveira, o chefe do Executivo ainda disse que não é juiz, mas sabe que a pena “não é cadeia”.
Com agências