O presidente Jair Bolsonaro (PL) acredita que a Rede Globo pegou “mais leve” como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na entrevista concedida pelo petista ao Jornal Nacional, na noite desta quinta-feira, 25. O governante usou as redes sociais nesta sexta-feira, 26, para disparar acusações contra a emissora, afirmando que o petista foi melhor tratado por ele representar a “esperança de dias melhores” para a empresa de comunicação.
“Ninguém deveria estar surpreso. Na verdade, compreendo perfeitamente a Globo tratar melhor aqueles que estão dispostos a pagar mais. Eles são a esperança de dias melhores para a emissora. Nada mais coerente do que pegar mais leve. Estranho seria comigo, que fechei a torneira”, reclama Bolsonaro.
O candidato à reeleição, no entanto, não apresenta provas de que os governos petistas tenham oferecido maior volume de recursos à emissora. Além disso, Bolsonaro, também sem justificar, acusa a Globo de promover “perversidades como o aborto, as drogas, a ideologia de gênero” e a “destruição da família”.
“Apesar disso, sua liberdade foi preservada. Hoje a emissora pode até continuar promovendo perversidades como o aborto, as drogas, a ideologia de gênero, a inversão de valores e a destruição da família se assim desejar, só que não mais sustentada com rios de dinheiro público”, afirma o presidente da República, que continua fazendo críticas à imprensa.
“A garantia que a Globo e a imprensa de forma geral sempre terá comigo é de jamais defender o seu controle, como pretende o outro lado. Para quem ama e defende a liberdade, isso não tem preço. Mas hoje, infelizmente, muitos são capazes de entregá-la por algumas moedas de prata”, disse.
Confira as publicações:
– Ninguém deveria estar surpreso. Na verdade, compreendo perfeitamente a Globo tratar melhor aqueles que estão dispostos a pagar mais. Eles são a esperança de dias melhores para a emissora. Nada mais coerente do que pegar mais leve. Estranho seria comigo, que fechei a torneira.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) August 26, 2022
Durante a entrevista de Lula ao programa desta quinta, Bolsonaro publicou uma foto ironizando a participação do adversário no Jornal Nacional publicando uma foto em que liga o ex-presidente ao crime organizado. Na montagem, o candidato à reeleição assiste a uma suposta reportagem na televisão, onde aparece a frase ‘Esse é o PCC’, em referência à facção criminosa Primeiro Comando da Capital.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) August 26, 2022
Lula no JN
A entrevista de Lula ao Jornal Nacional conseguiu bater o alcance da sabatina com o atual presidente em termos de interação na internet.
Um levantamento da empresa de pesquisa e consultoria Quaest aponta que 15 milhões de pessoas foram impactadas, na média, com postagens sobre a entrevista de Lula durante sua exibição. Isso é mais que a soma dos outros dois candidatos já entrevistados: Bolsonaro teve uma média de 12 milhões e Ciro, de 2 milhões, conforme divulgou Felipe Nunes, diretor da Quaest e especialista em pesquisa de opinião e redes sociais. As informações são da BBC Brasil.