Voltar ao topo

21 de março de 2025

Biometria facial, a nova tecnologia para pagamentos

pagamento com reconhecimento facial é uma forma de autenticação biométrica que utiliza características únicas do rosto de uma pessoa para autorizar uma transação financeira
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Compartilhar:

Você sabia que já é possível fazer pagamentos utilizando a tecnologia de reconhecimento facial? Passamos da era do dinheiro em espécie, cheques, cartões de crédito e débito para o Pix, mas a tecnologia avança a cada dia e hoje já é possível realizar pagamentos utilizando a biometria facial. Mas o que vem a ser e como funciona? O pagamento com reconhecimento facial é uma forma de autenticação biométrica que utiliza características únicas do rosto de uma pessoa para autorizar uma transação financeira.

O processo geralmente envolve a captura de uma imagem do rosto do usuário e a comparação dessa imagem com um banco de dados previamente cadastrado. Existem já tecnologias e sistemas que permitem o pagamento com reconhecimento facial. Normalmente, o usuário precisa cadastrar seus dados biométricos, como uma imagem do rosto, em um aplicativo ou sistema específico. Durante a transação, a pessoa precisa posicionar-se em frente a uma câmera ou dispositivo de reconhecimento facial, que captura uma imagem e a compara com os dados cadastrados.

Em alguns casos pode ser necessário digitar dados adicionais como CPF e senha, caso a tecnologia esteja associada a um cartão de crédito ou carteira virtual. Se a imagem capturada corresponder de maneira satisfatória aos dados biométricos cadastrados, a transação é autorizada e o pagamento é processado. Caso contrário, a transação pode ser recusada. O objetivo dessa tecnologia é aumentar a segurança e a conveniência das transações financeiras, eliminando a necessidade de senhas ou cartões físicos.

É importante ressaltar que o uso do reconhecimento facial para pagamentos ainda está em desenvolvimento e não é amplamente adotado. Existem desafios técnicos e preocupações com a segurança e a privacidade dos dados dos usuários que precisam ser abordados antes que essa tecnologia seja amplamente implementada. E você, utilizaria a nova tecnologia? Até a próxima. Bons investimentos e cuida bem das suas finanças

[ Mais notícias ]