Voltar ao topo

16 de janeiro de 2025

Biblioteca Pública celebra 90 anos de Nirez com roda de conversa na quarta-feira (22)

Homenageado é uma referência na conservação da memória do Ceará; o arquivo que leva seu nome reúne registros fonográficos, imagens e documentos raros que ajudam a contar a história do Estado e, especialmente, de Fortaleza
Nirez é um dos mais importantes guardiões da memória histórico-cultural do Ceará. Foto: Divulgação

Compartilhar:

Os 90 anos de Miguel Ângelo de Azevedo, o Nirez, serão celebrados nesta quarta-feira (22), às 18 horas, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece). O evento Nirez: Um Legado de Paixão pela História e Cultura Fortalezense, contará com a participação do memorialista, ao lado de Terezinha Narbal, filha de Nirez, e do amigo Osmar Onofre. A entrada é gratuita.

A homenagem a Nirez faz parte do programa Relatos Biográficos, da Coordenação de Acervo, Pesquisa e Conhecimento da Bece, equipamento gerido pela Secretaria da Cultura do Estado (Secult) em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Nirez é considerado um dos mais importantes guardiões da memória histórico-cultural do Ceará, especialmente de Fortaleza.

Nascido em 15 de maio de 1934, na Capital, Miguel Ângelo de Azevedo iniciou a carreira como desenhista, em 1951, e trabalhou no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) até 1991. Casado desde 1959, teve quatro filhos e é amplamente reconhecido pelas contribuições à Cultura e História do Ceará.

Nirez é dono da maior discoteca particular do Brasil, de acordo com vários levantamentos feitos sobre o tema. Ele mantém a coleção preservada em casa, localizada na rua Professor João Bosco, 560, no bairro Rodolfo Teófilo (antigo Porangabuçu).

O Arquivo Nirez também possui inúmeras imagens históricas de Fortaleza e  de outras cidades cearenses. O Arquivo Nirez também conta com acervo de livros, revistas, rótulos, fotos, slides, negativos, além de equipamentos antigos.

Entre as inúmeras honrarias que recebeu estão a Medalha do Mérito Cultural da Fundação Joaquim Nabuco e o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. Em 1958, fundou o Arquivo Nirez, que se tornou uma referência na preservação da História e Cultura do Estado.

RELATOS BIOGRÁFICOS

O programa enfatiza a importância do reconhecimento de pessoas que contribuíram e continuam contribuindo em diversos campos de atuação no Ceará. O objetivo principal é apresentar e homenagear escritores, pensadores, mestres da cultura, educadores, artistas e outros que tiveram uma participação significativa na produção, difusão da Cultura, Educação, Ciência e Tecnologia em nosso Estado, por meio de suas memórias e narrativas orais.

SERVIÇO:

“Nirez: Um Legado de Paixão pela História e Cultura Fortalezense”, com Nirez, Terezinha Narbal e Osmar Onofre
Data: 22 de maio
Horário: 18 horas
Entrada Gratuita
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Avenida Leste-Oeste, 255, Moura Brasil)

[ Mais notícias ]