Com obras iniciadas nesta nesta segunda-feira (10), a Beira-Mar, na Capital, contará com mais postos guarda-vidas para segurança dos fortalezenses e turistas. O projeto é uma parceria da Prefeitura de Fortaleza com a Unimed e projeta entregar, até o final do primeiro semestre, quatro novos Postos de Guarda-Vidas. As duas primeiras unidades estão previstas para o início de fevereiro. O objetivo é ampliar o trabalho de prevenção de ocorrências de afogamento na Praia de Iracema, assim como o trabalho de fornecimento de informações aos banhistas.
Os equipamentos também devem oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais da guarnição da Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA).
O prefeito de Fortaleza, José Sarto, destaca que a orla da avenida Beira-Mar é um importante atrativo para fortalezenses e turistas e que a iniciativa vai contribuir com a segurança dos banhistas. “Com os novos postos, as equipes da Guarda Municipal terão melhores condições de atuação, com presença em mais pontos da orla, o que contribui para dar mais segurança a quem toma banho de mar na região. Agradeço a Unimed Fortaleza pela parceria, que beneficia fortalezenses e turistas”, enfatizou.
“O projeto faz parte de um planejamento da cooperativa de seguir investindo na segurança e bem-estar da comunidade, dentro e fora de nosso espaço físico, e fazemos questão de estar lado a lado com instituições de respeito e com grandes trabalhos de assistência social, como é o caso da Prefeitura de Fortaleza”, reforça o médico João Borges, diretor comercial da Unimed Fortaleza.
Em 2020, já haviam sido inaugurados 11 novos postos guarda-vidas beneficiando a região da Praia do Futuro. Com a ampliação do projeto no primeiro semestre de 2022, a cooperativa acumula o total de 15 novos postos a serem entregues em Fortaleza, reforçando o projeto da parceria público-privada.
Estrutura
Os novos postos têm um layout inspirado nas torres de guarda-vidas das praias de Miami Beach, na Flórida. As unidades contam com uma estrutura em formato triangular, possibilitando uma fácil identificação visual por parte dos frequentadores da praia e uma visão mais ampla dos profissionais da Guarda Municipal. A estrutura oferece abrigo do sol, vento e chuva, com melhor condição de trabalho e resposta mais eficiente nos salvamentos. Além disso, os postos estão sendo construídos com materiais sustentáveis, como a madeira e a telha ecológica.
As entregas acontecerão em duas etapas, a primeira com a conclusão dos postos 5 e 6 – localizados entre o trecho que vai da Rua Carlos Vasconcelos até a tradicional Feirinha de Artesanato -, com previsão para o início de fevereiro. Posteriormente, será efetuada a entrega dos postos 3 e 4, complementando o projeto. A finalidade é atender a área da orla fortalezense que vai desde a Praia dos Crushes até próximo ao Aterrinho da Praia de Iracema.
A iniciativa é fruto da parceria entre a Unimed Fortaleza e a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Segurança Cidadã e da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) – pela Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA).