Voltar ao topo

21 de abril de 2025

Baturité ganhará fábrica de tratores com investimento de R$ 285 milhões

A empresa se comprometeu a criar pelo menos 400 empregos diretos
Foto: Governo do Ceará/Divulgação

Compartilhar:

O município de Baturité deverá ganhar uma fábrica de tratores, máquinas e equipamentos para a agricultura e pecuária. A assinatura de um protocolo de intenções para a instalação aconteceu nesta segunda-feira, 17, entre o governador Elmano de Freitas (PT) e o representante da multinacional Maquigeral Energia Indústria Comércio Maquinas LTDA, Paulo Sérgio Furlan Braga. Também estiveram presentes na cerimônia o ministro de Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, o embaixador de Belarus, Sergey Lukashevich, e o prefeito de Baturité, Herberlh Mota (PL).

A fábrica da Maquigeral deve investir R$ 285 milhões na implantação do projeto. A empresa se comprometeu a criar pelo menos 400 empregos diretos, sendo 100 na fase inicial, em até 12 meses, e mais 300 na expansão, em até 36 meses, após a implantação. A mão de obra deve ser recrutada através do Sistema Público de Emprego (Sine)/Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT).

Segundo o governador, para além da questão financeira há a facilitação do acesso a equipamentos modernos por pequenos agricultores. “Representa uma conquista também para os agricultores menores, porque serão construídos não só tratores de grande porte, mas menores também. Poderemos superar um sofrimento que é o produtor passar o dia inteiro com uma enxada no sol, limpando o roçado. E nós do Estado pretendemos no futuro comprar esses tratores e distribuir para que os agricultores tenham uma vida mais digna”, concluiu.

O prefeito Herberlh Mota ressaltou que, além de gerar emprego, renda e mais oportunidades para a população, a produção de tratores implicará na redução do esforço dos homens e mulheres do campo. “Contaremos com um implemento agrícola que atende às necessidades de nossos agricultores e agricultoras familiares. São pessoas que muitas vezes utilizam o seu tempo preparando a terra e poderemos otimizar esse tempo, colocando as máquinas à disposição deles, ampliando a produção e garantindo mais alimentos para o povo”, avaliou o gestor municipal.

[ Mais notícias ]