O prefeito de Baturité, Heberlh Mota, divulgou nesta sexta-feira (18), a desobrigação do uso de máscaras de proteção em ambientes abertos, que favorecem a circulação de ar. De acordo com o gestor, a decisão foi tomada após reunião do Comitê Gestor de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus, realizada nesta manhã.
O Governo do Estado havia adiantado na semana passada que a flexibilização do uso de máscaras deveria ser discutida nesta semana. O governador Camilo Santana ressaltou que a evolução dos números da covid-19 continuaram em avaliações para tomada da decisão.
Os técnicos especialistas destacam que o quadro epidemiológico da covid-19 continua precisando de esforços para evitar o contágio. Sendo assim, segue recomendado o uso de máscaras, mesmo em locais abertos, para pessoas que estejam apresentando sintomas gripais ou possuem comorbidades, assim como ainda é obrigatório o uso do equipamento de proteção para ingressar e permanecer em qualquer unidade de saúde.
Segundo o prefeito de Baturité, os números da cidade foram analisados e a cidade é referência no combate à doença. “O Comitê analisou todas as estatísticas de Baturité, os índices de letalidade e a taxa de vacinação. O Município se mostra uma referência no combate à COVID em todo o estado, figurando no pódio dos principais rankings dos indicadores positivos”, disse.