Sete pessoas foram mortas e duas ficaram feridas em uma chacina que ocorreu em Viçosa do Ceará, no interior do estado, na madrugada desta quinta-feira (20). Por volta das 3h40, as vítimas foram rendidas pelos criminosos, na Praça Clóvis Beviláqua, e colocadas lado a lado antes de serem executadas. Ao todo, nove pessoas foram atingidas pelos disparos. Sete morreram no local e duas foram socorridas e levadas ao Hospital Municipal de Viçosa. Devido a gravidade, os feridos foram transferidos para uma unidade hospitalar no município de Tianguá.
Após o caso, a polícia isolou o local e investiga o caso. Até o momento, não foram esclarecidas as motivações do crime e as vítimas não foram identificadas. Uma câmera de segurança registrou o momento que os criminosos renderam as vítimas e iniciaram os disparos. Em nota, o governador Elmano de Freitas (PT) considerou o caso como “inaceitável” e disse que o secretário da segurança, Roberto Sá, se desloca para o município com uma cúpula da pasta, que vai atuar diretamente no caso.
“Inaceitável o caso de violência ocorrido essa madrugada em Viçosa do Ceará. Reforços policiais já estão na região na busca dos criminosos. Nosso secretário da Segurança também já se dirigiu para Viçosa para comandar pessoalmente todas as ações, juntamente com toda a cúpula da Segurança do Estado. Tenham certeza que os bandidos envolvidos serão identificados e presos, um a um, para que paguem na Justiça por tamanha atrocidade. Minha solidariedade aos familiares e amigos”, escreveu nas redes sociais.
Outras figuras políticas também se posicionaram sobre o caso. “Repudio veementemente o ato violento ocorrido em Viçosa do Ceará nesta madrugada e me solidarizo com as famílias das vítimas”, escreveu o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PT). “Confiamos que as forças de segurança do nosso estado agirão com rapidez para trazer os responsáveis à justiça”, disse, por sua vez, o líder do Governo na Alece, Romeu Aldigueri (PDT).
O presidente municipal do PDT e ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, criticou, por sua vez, a gestão pública estadual. “O Ceará amanhece, lamentável e tragicamente, com mais uma chacina. Dessa vez, sete pessoas morreram e uma ficou ferida na linda e bucólica cidade de Viçosa do Ceará! Que Deus possa abençoar a todos os familiares das vitimas! O crime organizado chegou, infelizmente, a todos os recantos do nosso Estado do Ceará, encontrando uma resposta omissa, fraca e repetitiva da segurança pública!”.
“Enquanto o crime se organiza e avança, o Estado inova e fragiliza a atividade policial”, criticou o pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza, Capitão Wagner (União Brasil), em vídeo publicado nas redes sociais. “É assim que o Governo vai dar uma nova cara à Segurança Pública? Acredito que não vai dar certo”.