Voltar ao topo

14 de julho de 2024

Banco Pan sofre ataque hacker e dados de clientes são vazados

Compartilhar:

O Banco Pan sofreu nesta quinta-feira (14) um ataque de criminosos que resultou no vazamento de dados cadastrais de clientes que possuem cartões de crédito da instituição. O acesso às informações ocorreu devido a uma falha em uma empresa que prestas serviços de tecnologia para a central de atendimento telefônico do banco, que é terceirizada.

Nomes, telefones, CPF e endereços estão entre as informações afetadas. Os cibercriminosos também acessaram o saldo devedor e o limite disponível dos cartões. Quanto aos dados específicos de identificação dos cartões de crédito, apenas os números mascarados foram acessados. Isso significa que eles não tiveram acesso à numeração completa do cartão nem ao código de segurança.

Também não houve acesso às senhas. Sem as informações completas, os fraudadores não conseguiriam, por exemplo, realizar saques ou compras em nome das vítimas. O Banco Pan afirmou à reportagem que não houve qualquer prejuízo financeiro aos clientes, pois as informações essenciais para utilização dos cartões não foram acessadas.

Existem 13 milhões de cartões de crédito na base de clientes do Banco Pan. Não há informações até o momento sobre o número exato de vítimas do vazamento. Apurações iniciais da investigação policial em curso apontam que uma parcela pequena dos clientes teve dados expostos, informou uma pessoa familiarizada com o caso.

Folha Press

[ Mais notícias ]