Voltar ao topo

20 de abril de 2025

Banco Central comunica exposição de dados de 8 mil chaves PIX do BTG

Foram vazados dados de natureza cadastral, como nome do usuário, CPF com máscara (com alguns números ocultos), instituição de relacionamento, agência, número e tipo de conta.
Foto: Marcello Casal Júnior/ Agência Brasil

Compartilhar:

O Banco Central informou, nesta quinta-feira (15), que ocorreu o vazamento de dados de pessoas vinculadas a 8.032 chaves Pix de clientes do Banco BTG Pactual. O caso ocorreu devido a falhas do sistema da instituição. Conforme o BC, foram expostas informações de natureza cadastral, como nome do usuário, CPF com máscara (com alguns números ocultos), instituição de relacionamento, agência, número e tipo de conta. Dados como senhas, movimentações, saldos financeiros ou outras informações sob sigilo bancário foram preservados do vazamento, que foi registrado entre os dias 23 de julho e 5 de agosto. 

Além da exposição recente, ocorreram, somente neste ano, oito episódios de vazamento de dados de instituições financeiras. O BC possui uma página específica em seu site para registrar incidentes de segurança do tipo e deve notificar as pessoas impactadas pela exposição de dados por meio do aplicativo ou pela internet banking da instituição. Conforme o Banco, não serão utilizados outros meios de comunicação aos usuários afetados, como aplicativo de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.

O BC ainda garantiu que estão sendo adotadas as medidas necessárias para a apuração detalhada do caso, aplicando as ações previstas na regulação vigente. O Banco BTG Pactual também reforçou as informações transmitidas pelo BC e afirmou que restringiu imediatamente o acesso a dados, como a agência e conta-corrente.

“O BTG Pactual reforça que não houve nenhuma invasão a nenhum sistema do banco, e que não foram expostos dados sensíveis, como dados cadastrais, senhas e outros dados sigilosos. O BTG Pactual reforça, ainda, que a segurança das informações é prioridade e está disponível em caso de dúvidas em seus canais de atendimento”, diz a nota divulgada.

As informações são da Agência Brasil.

[ Mais notícias ]