Um avião da Air India, com mais de 200 pessoas a bordo, caiu nesta quinta-feira (12) nas proximidades do aeroporto da cidade de Ahmedabad, no oeste da Índia. O incidente ocorreu no início da manhã pelo horário de Brasília, e no início da tarde pelo horário local. Momentos antes da queda, a aeronave chegou a emitir um pedido de socorro de emergência, conhecido como “mayday”.
Ainda não há informações confirmadas sobre o número de mortos e feridos. No entanto, segundo o ministro da Saúde da Índia, “muitas pessoas morreram”.
A aeronave, que tinha como destino o aeroporto de Gatwick, em Londres, levava 242 pessoas, sendo 217 adultos e 11 crianças, conforme informou a agência Reuters. Entre os passageiros, estavam 169 cidadãos indianos, 53 britânicos, sete portugueses e um canadense, segundo divulgou a Air India.
Equipes de resgate foram acionadas e estão no local da queda. Em publicação na rede social X, a Air India informou que os feridos estão sendo encaminhados a hospitais da região e que a companhia está colaborando com as autoridades responsáveis pela investigação:
Air India confirms that flight AI171, from Ahmedabad to London Gatwick, was involved in an accident today after take-off.
The flight, which departed from Ahmedabad at 1338 hrs, was carrying 242 passengers and crew members on board the Boeing 787-8 aircraft. Of these, 169 are…
— Air India (@airindia) June 12, 2025
A causa da queda ainda é desconhecida, e as operações no aeroporto de Ahmedabad foram temporariamente suspensas.
O que aconteceu com o avião da Air India?
Segundo o controle de tráfego aéreo do Aeroporto de Ahmedabad, a decolagem ocorreu às 13h39 (horário local) a partir da pista 23. Dados da plataforma de monitoramento FlightRadar24 indicam que o Boeing 787-8 Dreamliner perdeu contato com a torre logo após a decolagem, quando ainda estava a cerca de 190 metros de altitude.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram destroços em chamas e muita fumaça nas proximidades do aeroporto. Um dos vídeos mostra o avião sobrevoando uma área residencial antes de desaparecer da tela; em seguida, uma grande explosão e uma nuvem de fogo são vistas subindo ao céu.
Pouco antes da queda, o piloto chegou a declarar “mayday” (sinal internacional de emergência) à torre de controle. Após isso, não houve mais qualquer comunicação com a aeronave.
O que significa “mayday”?
“Mayday” é um código radiotelefônico internacional usado para indicar uma situação de perigo grave e iminente. Quando repetido três vezes consecutivas (“Mayday, Mayday, Mayday”), ele sinaliza que a aeronave precisa de assistência imediata.
No caso do voo da Air India, o piloto mencionou o código apenas uma vez, o que pode indicar que a comunicação foi interrompida antes que o alerta completo fosse emitido.
