Voltar ao topo

16 de janeiro de 2025

Avião cai em Vinhedo, no interior de São Paulo, e mata 61 pessoas

Conforme a Prefeitura de Vinhedo, não há sobreviventes. 
Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Compartilhar:

Um avião da Voepass Linhas Aéreas, com 57 passageiros e quatro tripulantes, caiu, no início desta sexta-feira (9), no bairro Capela, em Vinhedo, no interior de São Paulo. A aeronave, um turboélice modelo ATR 72-500, saiu de Cascavel, no Paraná, às 11h58, e tinha previsão de pousar no Aeroporto Internacional de Guarulhos-SP às 13h50. Conforme a Defesa Civil de São Paulo, o avião caiu na área de um condomínio residencial, atingindo a garagem de uma casa. Não houve vítimas em solo. Em vídeos, que circulam nas redes sociais, é possível identificar a explosão da aeronave. Conforme a Prefeitura de Vinhedo, não há sobreviventes.

Poucos minutos após o desastre aéreo, a empresa Voepass informou que a aeronave decolou de Cascavel com 58 passageiros e quatro tripulantes. No início da noite desta sexta-feira, o número de passageiros foi retificado para 57. A companhia está prestando informações às famílias pelo número 0800-941-9712.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que a tripulação da aeronave não fez nenhuma comunicação de emergência antes do acidente. “Não houve comunicação por parte da aeronave com órgãos de controle se haveria uma emergência”, disse o chefe do Cenipa, brigadeiro do ar Marcelo Moreno, ressaltando que as informações ainda são prematuras.

O diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Luis Ricardo, informou que a aeronave se encontrava em condições normais de navegabilidade e que os tripulantes também estavam com certificados válidos. Ele confirmou que o total de ocupantes é de 61 pessoas, sendo 57 passageiros e 4 tripulantes.

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o voo ocorreu dentro da normalidade até as 13h20. No entanto, a partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas. A perda do contato radar ocorreu às 13h22.

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) informou que o sistema Salvaero, que é o conjunto dos Centros de Coordenação de Salvamento Aeronáutico, foi acionado às 13h26 e encontrou a aeronave acidentada dentro do condomínio.

No início da noite desta sexta-feira, a Voepass Linhas Aéreas divulgou à a lista contendo o nome dos passageiros que estavam no voo 2283.

PASSAGEIROS:

Rosângela Souza, Eliane Andrade Freire, Luciani Cavalcanti, José Fer, Denilda Acordi, Maria Auxiliadora Vaz de Arruda, José Cloves Arruda, Nélvio José Hubner, Gracinda Marina Castelo da Silva, Ronaldo Cavaliere, Sílvia Cristina Osaki, Wlisses Oliveira, Hialescarpine Fodra, Daniela Sshulz Fodra, Regicláudio Freitas, Simone Mirian Rizental, Josgleidys Gonzales, Maria Parra, Joslan Perez, Mauro Bedin, Rosângela Maria de Oliveira, Antônio Deoclides Zini Júnior, Kharine Gavlik Pessoa Zini, Mauro Sguarizi, Leonardo Hemrique da Silva, Maria Valdete Bartnik, Renato Baetnik, Hadassa Maria da Silva, Raphael Bohne, Renato Lima, Rafael Alves, Lucas Felipe Costa Camargo, Adrielle Costa, Laiana Vasatta, Ana Caroline Redivo, José Carlos Copetti, André Michel, Sarah Sellalanger, Edilson Hobold, Rafael Fernando dos Santos, Lizibba dos Santos, Paulo Alves, Pedro Gusson do Nascimento, Rosana Santos Xavier, Thiago Almeida Paula, Adriana Santos, Deonir Secco, Alíío Santos Neto, Raquel Ribeiro MOreira, Adriano da Luca Bueno, Miguel Arcanjo Rodrigues Júnior, Diogo Ávila, Luciano Trindade Alves, Isabella Santana Pozzuoli, Tiago Azevedo, Mariana Belim e Arianne Risso.

TRIPULANTES:

Ébora Soper Ávila, Rúbia silva de Lima, Humberto de Campos Alencar e Silva e Danilo Santos Romano.

[ Mais notícias ]

É a educação que abre alas

No fim dos anos letivos médios, o aluno que integra o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) pode receber R$ 9,2 mil. Mas vale notar que o pacote não para aí