O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado Romeu Aldigueri (PSB), comunicou a assinatura de convênio entre a UFC e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para a construção da primeira Estação Científica da UFC em Jericoacoara, no município de Jijoca de Jericoacoara, e do Centro de Formação em Turismo Ecológico na região.
“O reitor, professor Custódio Almeida, esteve conosco e virá em breve explicar aos deputados e interessados como os equipamentos irão funcionar”, destacou Aldigueri.
A Universidade Federal do Ceará, através do seu reitor, professor Custódio Almeida, assinou acordo de cooperação técnica com o ICMBio, no gabinete da Reitoria da UFC.
No ato da assinatura, o ICMBio foi representado pelo seu gerente regional do Nordeste, Carlos Felipe Abirached. O acordo com a autarquia do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima terá duração de 5 anos, até 2030, e envolve uma parceria estratégica em ensino, pesquisa e extensão, tendo em vista a construção da Estação Científica da UFC em Jericoacoara e do Centro de Formação em Turismo Ecológico.
FINANCIAMENTO
Os projetos foram financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação Cearense para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), por meio da proposta Jeri na Década do Oceano.
As construções antigas e sem condições de reaproveitamento no terreno doado à UFC foram demolidas em abril de 2025.
Com 1,6 milhão de visitantes em 2024, o Parque Nacional (Parna) de Jericoacoara é o terceiro mais frequentado do Brasil e o primeiro do Norte, Nordeste e Centro Oeste. Além do parque, Jericoacoara também possui a Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa da Jijoca, que abrange as lagoas do Paraíso e Azul.
Apesar da relevância socioambiental e econômica, ainda há carência de estruturas voltadas para educação ambiental, pesquisa e turismo sustentável. A Estação Científica da UFC pretende promover ensino, pesquisa e extensão com foco na sustentabilidade.

Ela deverá funcionar como centro de produção de conhecimento e divulgação científica para a comunidade local, pesquisadores e visitantes.
O PROJETO
A Estação Científica contempla ambientes de ensino, pesquisa e extensão, que serão imersos no primeiro jardim botânico de Jericoacoara. O equipamento prevê um modelo de sustentabilidade financeira, viabilizado por parcerias público-privadas.
O projeto também se destaca pelo uso de construções sustentáveis, pela baixa geração de resíduos e pela redução da pegada de carbono.
A área construída da Estação será de 1.761 metros quadrados, representando cerca de 30% do terreno cedido à UFC, reforçando o compromisso com o uso sustentável do espaço.
EQUIPAMENTOS
A Estação contará com cinco equipamentos integrados ao Jardim Botânico:
- Museu de Jeri, com exposições físicas e virtuais sobre o meio ambiente e a história local;
- Laboratórios de pesquisa e gabinetes;
- Alojamento para 22 servidores, docentes e pesquisadores e 40 estudantes de graduação e pós-graduação;
- Centro de Formação e Escola de Turismo, com quatro salas de aula voltadas à qualificação profissional de moradores e visitantes, incluindo a futura graduação em Turismo Ecológico da UFC;
- Centro de eventos e auditório multifuncional, com capacidade para 300 pessoas.
Por meio de exposições, visitas guiadas, projetos de pesquisa, cursos e atividades educativas, a UFC visa transformar Jericoacoara em um polo de inovação científica e de ecoturismo.
