A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) aprovou, nesta terça-feira (13), o projeto de indicação do deputado estadual Apóstolo Luiz Henrique (Republicanos) que prevê o estudo da Bíblia nas escolas públicas da rede estadual. A proposta recebeu apoio público do governador Elmano de Freitas (PT) na última semana, que prometeu “comprar e distribuir” as Bíblias nas instituições de ensino. A matéria foi relatada pelo deputado estadual De Assis Diniz (PT) e recebeu parecer favorável na comissão. Agora, o texto será debatido em plenário.
A mensagem referente ao projeto de 2022 foi desarquivada a pedido de De Assis. Luiz Henrique esclareceu, após repercussão, que o projeto, se aprovado, entrará como tema transversal na grade curricular. “A ideia é abordar os conteúdos da história bíblica em aulas, seminários, palestras ou semanas culturais, tendo em vista a influência da Bíblia na literatura, na cultura e na história do mundo”, disse, destacando que “a temática terá matrícula facultativa”.
“Será um grande avanço, um investimento em nossos estudantes que estarão preparados para vencer todas os desafios da vida adulta e se tornarem cidadãos responsáveis e conscientes com valores adquiridos pela leitura bíblica”, defendeu o parlamentar.
Por se tratar de um projeto de indicação, mesmo que aprovada na Assembleia, a matéria precisará ser enviada à Casa pelo Governo do Estado em formato de projeto de lei.
APOIO DE ELMANO
Durante a abertura do 3º Congresso Ceará Pentecostal, na última quinta-feira (8), em Fortaleza, o governador Elmano de Freitas se comprometeu a realizar a compra e distribuição de bíblias. A declaração foi dada ao lado do deputado Apóstolo Luiz Henrique, que é fundador da Igreja do Senhor Jesus, organização responsável pela realização do congresso. Um vídeo com a fala de Elmano foi publicado nas redes sociais do parlamentar, que se emocionou após a promessa do petista. “Eu olhei para o apóstolo e disse: ‘Apóstolo, a gente tem lei pra garantir Bíblia nas nossas escolas?’. Aí ele disse: ‘Governador, o que eu posso lhe dizer é que eu tenho um projeto’”, contou. “Estou aqui para dizer a vocês que o projeto será aprovado, as bíblias serão compradas e serão colocadas nas escolas do Estado”, disse Elmano.
Também em publicação nas redes sociais, Elmano enfatizou que a entidade religiosa é parceira no programa Ceará sem Fome. Com duas cozinhas em funcionamento em Fortaleza e no Eusébio, a instituição distribui 200 refeições, diariamente.