Voltar ao topo

25 de março de 2025

Autoridades não foram convidadas para o Evangelizar É Preciso: ‘momento não é propício’

O presidente Jair Bolsonaro é candidato à reeleição e cumpre agenda de campanha em Fortaleza no mesmo dia do evento católico
Padre Reginaldo Manzotti em coletiva de imprensa sobre o Evangelizar Fortaleza. Foto: Divulgação

Compartilhar:

Nenhuma autoridade foi convidada para o Evangelizar É Preciso, evento católico que será realizado neste sábado, 15, no Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza. O Padre Reginaldo Manzotti, que realiza a celebração, explicou que o “momento não é propício” a esse tipo de participação.

Na última quarta-feira, 12, a participação do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, e de apoiadores dele nas celebrações de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (MG), foi motivo de tumulto no evento religioso. Um dos padres chegou a ser vaiado durante o sermão e profissionais da imprensa local foram hostilizados.

No dia do Evangelizar, Bolsonaro cumpre agenda de campanha em Fortaleza.

Em entrevista coletiva à imprensa em Fortaleza, nesta quinta-feira, 13, Manzotti foi questionado sobre o uso político de eventos religiosos e respondeu que nenhuma autoridade foi convidada para o Evangelizar.

“Repito pausadamente: não foi feito, de nenhuma das partes, convite para quaisquer que sejam as autoridades. E digo o porquê: o momento não é propício”, justificou. Contudo, ele lembra que a celebração é pública e aberta a todos. O sacerdote reiterou o caráter religioso da celebração e afirmou que, no altar, não haverá “cadeira nenhuma além das dedicadas ao presbitério”.

“Todos os que vierem para rezar, independente da sua religião – porque temos evangélicos que vão – classe social e partido político, serão muito bem-vindos para cantarmos, rezarmos, louvarmos a Deus e eu tenho certeza que as pessoas que estiverem lá voltarão pra casa abençoadas e santificadas”, concluiu.

Evento

O evento religioso será realizado presencialmente após dois anos de distanciamento social e medidas sanitárias decorrentes da pandemia de covid-19. Em 2018, o Evangelizar reuniu 1,9 milhão de pessoas no aterro. Na ocasião, Manzotti celebrou o que foi considerada a terceira maior missa do Brasil. As duas primeiras ocorreram em 1997, com o Papa João Paulo II, e em 2013, com o Papa Francisco.

Para essa 15ª edição, o padre preferiu não estipular público, mas adiantou que mais de 1500 voluntários de diversos estados do País já se inscreveram para auxiliar na programação. O Evangelizar Fortaleza começa a partir das 12h e terá como tema: “Juntos evangelizamos mais”, e lema: “Bendito seja Deus que enviou os seus anjos e livrou os seus servos”. Está marcada para as 17h a Santa Missa presidida por Manzotti. Logo após, ele conduz a Adoração ao Santíssimo Sacramento. Às 20h, o sacerdote apresenta o show “Tempo de Inovar”.

[ Mais notícias ]