O Museu da Imagem e do Som (MIS) recebe, nesta quinta-feira (8), o lançamento do livro autobiográfico Nunca fiz nada sozinho, do empresário Honório Pinheiro, que fundou o Supermercado Pinheiro e foi presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Em 264 páginas e 14 capítulos, o autor destaca as pessoas que foram fundamentais na sua construção pessoal e profissional. A renda obtida através da obra será revertida em doações para o Instituto Bom Vizinho, que atua como braço social do Supermercado Pinheiro, atendendo, atualmente, cerca de 100 famílias.
O livro conta a trajetória do empresário cearense, que é natural do distrito de Boqueirão, em Solonópole, narrando os desafios de Honório ao chegar em Fortaleza e como foi cursar o ensino superior. Ele ainda destaca sua crença nos parceiros varejistas e sua relação com o irmão Bosco Pinheiro, que serviu de inspiração para o autor.
“É uma história construída de maneira muito semelhante à de vários outros empreendedores que triunfaram impulsionados pela força da necessidade econômica. Uma trajetória que vou narrar desde as minhas origens, para que os leitores possam compreender melhor como foram forjadas em mim as habilidades que desenvolvi como ser humano, empresário e líder classista”
Com a produção editorial da AD2M Comunicação, projeto gráfico de Apolônio Aguiar, edição de Cláudia Albuquerque, ilustrações de Mino e foto de capa de Jarbas Oliveira, a obra possui quatro tipos de tiragens, com capas em cores diferentes, além de cada livro ser acompanhado por um conjunto de marcadores também nas quatro cores. O livro possui 1.000 exemplares e foi impresso na Sobral Gráfica, sendo comercializado por R$ 49,90.
O Instituto Bom Vizinho, que receberá o valor arrecadado com as vendas da obra, é objeto em diversas páginas do livro, que traz o papel da responsabilidade social.
“Nunca fiz nada sozinho narra a jornada de Honório Pinheiro por suas palavras, mas evidencia o quanto as pessoas que o cercam foram fundamentais na construção pessoal e profissional do autor. “O meu propósito é ‘esticar gente’, algo que envolve acreditar que cada um de nós sempre tem um limite adiante. Portanto, vale muito a pena estender-se até alcançá-lo, construindo algo a mais todos os dias”, explica.
EDUCAÇÃO
Além do destaque no varejo, Honório Pinheiro é idealizador da Faculdade CDL, que tem sua história narrada no livro. O empresário pensou na instituição educacional quando estava na Presidência da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Fortaleza), em 2008. Atualmente, a instituição possui 2.500 graduados e 1.600 pós-graduados em 70 cursos superiores, de pós e “In Company”.
“Estude, busque formação acadêmica, se especialize. Além disso, aprenda no seu dia a dia com aqueles que já avançaram pelo caminho que você deseja percorrer. Economize, faça cursos, agregue recursos. Batalhe em função do seu negócio inclusive enquanto ele ainda estiver na dimensão do desejo”, defende o autor.
Serviço
Lançamento do livro – Nunca fiz nada sozinho, de Honório Pinheiro
Data: 08 de agosto (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Museu da Imagem e Som (MIS)
Endereço: Av. Barão de Studart, 410 – Meireles, Fortaleza – CE
Preço: R$ 49,90 – toda a renda será revertida para o Instituto Bom Vizinho
Entrada gratuita