Um levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revelou um aumento de 3,9% na produção de carnes bovina, suína e aves no Brasil, o que deve manter os preços baixos do produto, conforme a entidade. A estimativa é que a produção alcance 30,88 milhões de toneladas neste ano, sendo 68,39% destinada ao mercado interno, com 21,12 milhões de toneladas de carne.
“Além desse aumento na produção, os preços dos insumos para alimentação animal estão menores para o criador. Essa combinação de fatores tende a sustentar os preços das carnes em patamares mais baixos para os brasileiros e as brasileiras”, afirma o presidente da Conab, Edegar Pretto.
A estimativa total de produção revela que a avicultura de corte se destaca, com a previsão de produzir 15,4 milhões de toneladas, disponibilizando para o mercado interno 10,3 milhões de toneladas. Em seguida, a carne bovina deverá produzir cerca de 10 milhões de toneladas, com 6,6 milhões de toneladas voltadas para o consumo no Brasil. Já a carne suína deve ser produzida 5,55 milhões de toneladas neste ano, com 4,22 milhões de toneladas para ser comercializado internamente.
A expectativa é que haja um recorde de produção de ovos, com 41,1 bilhões de unidades para o consumo, que deve atender à expectativa de disponibilidade interna de 200,2 unidades por habitante do País. Sobre a exportação das carnes, a projeção de crescimento é de 15,7% para a bovina, 6,6% para a suína e 0,9% para a carne de frango. As informações são da Agência Brasil.