Voltar ao topo

24 de julho de 2024

Audiência vai debater conservação de “Peixe-das-Nuvens” em Aquiraz

A espécie vem sendo alvo de ameaças de perda de seu hábitat devido às propostas de implementação de construções no local
Foto: Reprodução / Eco Nordeste / Sanjay Veiga

Compartilhar:

Com objetivo de debater o estado de conservação da espécie Hypsolebias longignatus, conhecida como Peixe-das-Nuvens, bem como estratégias para sua preservação, uma audiência pública será realizada nesta segunda-feira, 8, no complexo das Comissões da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). A iniciativa é do deputado estadual Renato Roseno (Psol) em conjunto com o vereador Gabriel Aguiar (Psol).

Descrita apenas em 2008, o Peixe-das-Nuvens só foi encontrado até agora no município de Aquiraz e, mesmo assim, vem sendo alvo de ameaças de perda de seu hábitat devido às propostas de implementação de construções no local. Além disso, vem sofrendo com o desmonte de parte de sua área de ocorrência devido ao uso de maquinário pesado destinado ao aterramento de poças temporárias, onde vive o animal.

Nas redes sociais, o parlamentar disse acreditar que “a audiência é fundamental para discutir os potenciais impactos ambientais e urbanos que estas obras poderão proporcionar”.

A espécie é encontrada em ambientes aquáticos sazonais – estes formados durante o período chuvoso – podendo permanecer secos por um determinado período, quando seus ovos ficam depositados no substrato sobrevivendo até o período chuvoso seguinte.

[ Mais notícias ]