Voltar ao topo

25 de março de 2025

Audiência vai apresentar estudo de impacto ambiental do hub de hidrogênio verde no Pecém

Conforme gestores do Complexo do Pecém, após a aprovação desse estudo de impacto ambiental ser aprovado, ele levará mais segurança as empresas que irão se instalar no Complexo
Foto: Reprodução / Governo do Ceará / Complexo do Pecém

Compartilhar:

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em parceria com o Complexo do Pecém, realizará, no dia 22 de junho, uma audiência pública para apresentar o estudo de impacto ambiental do hub de hidrogênio verde no Pecém. O evento ocorrerá no Auditório do Porto do Pecém, às 10h, localizado em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

O Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) foi elaborado pela MRS Estudos Ambientais. Ele é inédito no Brasil e trata do hub de H2V, que prevê a instalação de indústrias, tancagens e de um corredor logístico em uma área de cerca de 1.265 hectares no Complexo do Pecém. O EIA/RIMA elaborou amplo estudo socioambiental, além dos estudos de alternativas locacionais, sendo a área escolhida a que apresentou maiores vantagens socioambientais, operacionais e logísticas.

O vice-presidente de Operações do Complexo do Pecém, Fabio Grandchamp, destaca os anseios com esse projeto. “O hub de hidrogênio verde chega para mudar a vida dos cearenses. Queremos que esse projeto se desenvolva trazendo benefícios de forma sustentável a todas as partes envolvidas, sempre respeitando as comunidades e o meio ambiente. O EIA/Rima é o primeiro passo para que isso aconteça”.

A gerente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho, do Complexo do Pecém, Ieda Passos, afirmou que área onde será instalado o hub “é uma região privilegiada, com área industrial 100% dentro da Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE-Ceará) e com a tancagem em retroárea do Porto do Pecém, conferindo vantagens logísticas e redução de custos operacionais”. Ela complementa ainda, que após o EIA/RIMA ser aprovado, ele dará mais segurança às empresas que vão se instalar no Complexo.

Conforme o Governo do Estado, o EIA/Rima marca a mudança da transição energética do mundo, já que a produção de combustíveis verdes em substituição aos fósseis é a maior aliada na luta contra as mudanças climáticas A audiência, conforme o Executivo estadual, será o momento para a população obter esclarecimentos e elucidações sobre o projeto em análise e também conhecer os impactos (negativos e positivos) por meio da apresentação do EIA/RIMA.

[ Mais notícias ]