Voltar ao topo

24 de março de 2025

Audiência debate criação de um novo bairro em Fortaleza; entenda

A representante da comunidade da Abreulândia, Elanany Cristina dos Anjos, falou das dificuldades enfrentadas pela comunidade por não ser reconhecida como bairro e da expectativa para que a mudança aconteça
Moradores reivindicam a criação do bairro Abreulândia. Foto: André Lima/ CMFor

Compartilhar:

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) promoveu na noite de quinta-feira (7), uma audiência pública para discutir a criação do bairro Abreulândia. A discussão aconteceu no templo da Assembleia de Deus Água Viva, na própria localidade. A iniciativa foi de autoria do vereador Doutor Vicente (PT).

Dentre os encaminhamentos, o representante da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Jonatas Gomes, se comprometeu em providenciar as delimitações geográficas do território, para que não haja conflito com os bairros adjacentes e cidades vizinha da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O geógrafo da Seuma deverá apresentar um croqui à CMFor, para que o Legislativo dê seguimento ao processo de consolidação do bairro Abreulândia. Além da Seuma, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), representada por seu superintendente de negócios, Rogério Leite, propôs a viabilização para a rede de saneamento, água e esgoto para a comunidade local.

O propositor da audiência, vereador Doutor Vicente, buscou o espaço no sentido de alcançar o desejo da população, de ter a comunidade da Abreulândia reconhecida como bairro e receber os benefícios de direito.

“A população está reivindicando para que a Abreulândia passe a ser um bairro de Fortaleza. Aqui tem muita dificuldade na área da educação, saúde e saneamento. Sendo bairro, é lutar daqui em diante por uma escola, uma creche, um posto de saúde, transporte. Lutar por melhores condições de vida da população. Convocamos várias autoridades e a população local com a expectativa de ouvir as demandas e ajudar a comunidade da Abreulândia”, destacou o parlamentar.

A representante da comunidade da Abreulândia, Elanany Cristina dos Anjos, falou das dificuldades enfrentadas pela comunidade por não ser reconhecida como bairro e da expectativa para que a mudança aconteça.

“Hoje, a Abreulândia faz parte do bairro Sabiaguaba. Quando reivindicamos algo nos órgãos públicos, eles alegam que já temos os benefícios, como escola e posto de saúde. Nós não temos. Não temos pracinha, não temos areninha, não temos escola, não temos infraestrutura nas ruas. A gente já vem nessa luta há muito tempo. É a primeira vez que conseguimos uma audiência pública e temos a expectativa de conseguir tornar a Abreulândia um bairro, porque temos direitos, temos reivindicações plausíveis”, disse a líder comunitária.

Além do propositor da Audiência, vereador Doutor Vicente, da líder comunitária, Elany dos Anjos, dos representantes da Seuma e da Cagece, Jonatas Gomes e Rogério Leite, dentre os participantes do debate, marcaram presença o deputado estadual Guilherme Sampaio (PT); o vereador Gabriel Aguiar (Psol); o superintendente estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Francisco José Moreira Lopes e o representante da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Secel), Rodrigo Pereira.

[ Mais notícias ]