Voltar ao topo

20 de abril de 2025

“Atuaremos dentro da legalidade, mas com todo o rigor possível”, diz novo titular da Segurança

A solenidade de posse aconteceu no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), na manhã desta segunda-feira (3). Na oportunidade, o governador Elmano de Freitas subiu o tom contra as organizações criminosas
Foto: Yuri Lima/OPINIÃO CE

Compartilhar:

Durante posse como secretário de Segurança Pública do Ceará, nesta segunda-feira (3), o delegado Roberto Sá deu um recado firme contra criminosos no Ceará: “Vamos pra cima. Estaremos 24 horas, implacavelmente, atrás desses criminosos”, disse o novo titular, que substitui Samuel Elânio em uma das pastas mais desafiadoras do Governo do Estado. “Atuaremos dentro da legalidade, mas com todo o rigor possível”, disse, seguido de aplausos do auditório. A solenidade aconteceu no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

Ainda na cerimônia, o governador Elmano de Freitas (PT) anunciou a instituição de um comitê estratégico de segurança integrada para se reunir, periodicamente, com o Tribunal de Justiça do Ceará, o Ministério Público e outras forças de segurança com o objetivo de formular ações de combate ao crime organizado no Estado. “Precisamos ter mais presença na rua. O nosso povo tem que enxergar essa presença e, para isso, vamos garantir mais condições. A segurança pública se torna, ainda mais, a prioridade política, orçamentária e financeira e eu não medirei esforços de investimentos para garantir isso“.

“O desafio é se colocar no lugar do cidadão e cidadã cearense que saem de casa com medo de ir trabalhar, que, às vezes, vão dormir com medo. Somos representantes desse povo e a nossa missão é dizer a ele que faremos de tudo e seremos implacáveis contra o crime”, disse Elmano. “Nesta nova fase, bandido no Ceará será tratado como bandido”.

O anúncio da troca no comando foi feito pelo governador Elmano de Freitas (PT) na última segunda-feira (27). No mesmo dia, o chefe do Executivo cearense anunciou a troca de mais oito nomes do seu Governo.

Na última sexta-feira (31), Elmano e Sá se reuniram para falar sobre estratégias de combate à criminalidade no Estado. A reunião também contou com a presença do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Klênio Nascimento. “Estaremos juntos para desenvolver estratégias para combater a criminalidade no nosso Estado. Não mediremos esforços e investimentos para garantir mais segurança para nossa população”, disse Elmano, na oportunidade.

PERFIL

Roberto Sá é delegado federal e comandou a Segurança no Rio de Janeiro. A crise política a partir do afastamento do ex-governador do Rio, Wilson Witzel, em 2020, desencadeou em uma onde de violência no estado carioca e Sá pediu intervenção federal.

Roberto Sá é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), possui especialização em Liderança e Gestão Pública pelo Centro de Liderança Pública, com módulo internacional em Harvard, nos Estados Unidos, e pós-graduação em Controle Externo, pela Fundação Getúlio Vargas. O novo secretário da SSPDS ainda tem certificação do curso de Sistema de Comando de Incidentes (ICS) níveis 100, 200, 300, 341 e do Centro de Operações de Emergência, todos da Guarda Costeira dos Estados Unidos, além de curso de Gerenciamento para Segurança de Grandes Eventos, pela Unidade de Segurança Diplomática do Departamento de Estado Americano, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Ainda integra o currículo de Sá o Curso de Planejamento Estratégico, pela Academia Nacional da Polícia Federal (PF), onde atuou como tutor da disciplina de Liderança e Gestão Estratégica.

Com colaboração de Yuri Lima.

[ Mais notícias ]